Acessibilidade / Reportar erro

Estratégias de supervisão clínica, aprendizagem e pensamento crítico dos estudantes de Enfermagem

RESUMO

Objetivo:

Identificar as estratégias supervisivas que os estudantes de Enfermagem consideram facilitadoras do desenvolvimento das capacidades de pensamento crítico no contexto de ensino clínico.

Métodos:

Estudo de natureza qualitativa, inserido no paradigma interpretativo, com recurso à metodologia focus group. Participaram do estudo oito estudantes do curso de licenciatura em Enfermagem.

Resultados:

Os participantes reconheceram a imprescindibilidade do pensamento crítico para a responsabilidade profissional e qualidade na assistência; e destacaram a importância da utilização de estratégias supervisivas adequadas às suas necessidades, aos objetivos de aprendizagem e ao contexto da prática clínica.

Considerações finais:

Este estudo sobreleva a premência em se estabelecer, dentro dos currículos do curso de Enfermagem, estratégias de supervisão clínica promotoras do pensamento crítico, que favoreçam o desenvolvimento de capacidades para o bom julgamento clínico, resolução de problemas e tomada de decisão segura, eficaz e ética.

Descritores:
Pensamento; Tomada de Decisão Clínica; Estudantes de Enfermagem; Aprendizagem; Educação em Enfermagem.

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br