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A ENFERMEIRA E A COMUNIDADE ENFERMEIRA, O TÉCNICO DE ENFERMAGEM E A ASSOCIAÇÃO DE CLASSE

RESUMO

A associação de classe aproxima o homem do grupo e desta maneira faz com que ele participe da comunidade em que vive.

A Associação Brasileira de Enfermagem objetivou a aproximação do profissional de enfermagem ao seu grupo, procurando elevá-lo no conceito social da comunidade brasileira. Isto vem sendo provado com as contribuições que a ABEn tem legado, não só ao profissional individualmente, como no aspecto do desenvolvimento da legislação do ensino e do exercício e na preocupação da melhoria da assistência de enfermagem no nosso País.

Foi estudando este aspecto, que a Associação concluiu pela necessidade de distribuir melhor as atribuições da equipe de enfermagem, e, com apoio na lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que permitiu a formação de profissionais de nível médio, foi criado o curso técnico, uma vez que já existia o curso de Auxiliar de Enfermagem.

A ABEn lembrou-se de chamar para si o técnico de enfermagem, aprovando no XXIII Congresso Brasileiro de Enfermagem uma emenda em seu Estatuto, que permite a inclusão deste profissional no quadro social, na categoria de sócio efetivo.

Entrevistados alguns técnicos sobre como vêem sua participação na ABEn, sentimos o otimismo dos mesmos, no sentido de que a ABEn venha ajudá-los a resolver muitos dos problemas que estão vivendo no exercício da profissão.

A participação do enfermeiro na vida associativa continua sendo um grande desafio para a Associação, pois, apesar de 46 anos de trabalhos, o número de enfermeiros associados ainda deixa muito a desejar. As medidas indicadas para estimular o enfermeiro e o técnico a participarem mais efetivamente da vida associativa, incluem duas áreas: a Escola de Enfermagem e a Instituição onde o enfermeiro e o técnico prestam sua colaboração . A escola é a matriz onde o estudante de enfermagem dá seus primeiros passos em direção à vida associativa; entre algumas medidas que pode tomar citamos: 1) o enfoque dos êxitos alcançados pela classe, através do trabalho associativo, na disciplina Ética Profissional; 2) trabalho desenvolvido pelo corpo docente, a quem caberá em última análise o êxito de uma formação adequada.

A Instituição de Saúde, também constitui um grande reduto para o recrutamento, desde que as lideranças dessas instituições estejam convenientemente preparadas para essa finalidade. Alguns recursos podem ser úteis, tais como: a orientação dos profissionais recém-graduados visando a sua aproximação da entidade de classe e o contato das presidentes de Seções da ABEn com as chefias de enfermagem das instituições de saúde.

Concluindo, podemos dizer que estas instituições podem ser também um campo fértil com vistas à preparação de profissionais para a vida associativa.

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