Acessibilidade / Reportar erro

Vivenciando uma abordagem socio-cultural no ensino de enfermagem

Para vivir un enfoque sociocultural en la enseñanza de enfermería

Experiencing a socia-cultural approach in nursing education

Relata-se experiência de ensino integrando graduação-pós-graduação sensu stricto. Objetiva-se refletir sobre a abordagem sócio-cultural no ensino de enfermagem e a relação professora-alunos em sala de aula. O estudo envolveu alunos e professora da disciplina Antropologia Filosófica (graduação) e mestranda, cursando a disciplina do Mestrado, Metodologia do Ensino de Enfermagem. A metodologia foi diversificada. A mestranda acompanhou a disciplina utilizando a observação participante e ministrou oito horas de aula. Na observação participante aplicou os conceitos de Paulo Freire quanto à relação professor-aluno e a concepção de ensino-aprendizagem. Na avaliação da experiência, em seu todo, tivemos a opinião satisfatória de alunos e professora da disciplina, bem como da própria mestranda.

ensino de enfermagem; integração graduação-pósgraduação; relação professor-aluno


Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br