Acessibilidade / Reportar erro

EFICIÊNCIA DE MERCADO: UMA APLICAÇÃO NO SETOR SUCROALCOOLEIRO DA PARAÍBA

RESUMO

Objetivo:

Este artigo tem como principal objetivo analisar a eficiência do mercado de açúcar e etanol da Paraíba, mediante o teste de cointegração.

Design/metodologia/abordagem:

Para tanto, utilizaram-se séries históricas do açúcar e etanol do mercado paraibano, coletados na BM&FBOVESPA e na CEPEA. Quanto aos métodos, aplicaram-se as métricas de Estatísticas Descritiva para descrever os comportamentos das séries, o Teste Raiz Unitária Aumentado de Dickey-Fuller para verificar a estacionariedade, e por fim o Teste de Cointegração, para analisar a relação a longo prazo.

Resultados:

Os resultados indicaram um comportamento com diversos movimentos oscilatórios nos preços das séries. Quanto a estacionariedade das séries, as variáveis à vista e futuro do mercado paraibano, apresentou-se processo não estacionário. Por fim, as séries estimaram-se que não há cointegração. Podendo assim, concluir que o setor sucroalcooleiro do mercado paraibano é ineficiente, ou seja, as commodities desviar o valor real de mercado.

Implicações/limitações da pesquisa:

No desdobramento desta pesquisa, ficou evidente uma limitação no decorrer da fase exploratória, como: Restrições no período dos dados do açúcar e etanol hidratado disponíveis na CEPEA e BM&FBOVESPA, principalmente no que se refere as variáveis de preço à vista e futuro do mercado paraibano.

Implicações práticas:

Nesta pesquisa, podem-se constatar que o mercado paraibano seria considerado eficiente se refletisse as informações disponíveis nos preços das commodities, impossibilitando ganhos anormais.

Originalidade/valor:

Estudo sobre eficiência de mercado é relevante, pois possibilita identificar padrões de comportamento dos preços de ativos no mercado. Isto é, podem avaliar se os preços dos ativos sendo supervalorizadas e como isso afeta o investidor e a economia brasileira.

Palavras-chave:
Eficiência de mercado; Cointegração; Setor Sucroalcooleiro

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br