RESUMO
Objetivo:
investigar o alinhamento estratégico de Modelos de Gestão por Competências (MGC) implementados em 95 organizações brasileiras, referências em seus respectivos segmentos
Design/metodologia/abordagem:
A pesquisa se constitui em um estudo longitudinal, de natureza exploratório-descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa
Resultados:
Observou-se grande similaridade nas competências constantes nos modelos de gestão por competências, tanto em termos da incidência das competências como também na similaridade na própria descrição das competências.
Limitações/implicações da pesquisa:
O estudo revela uma tendência de descolamento das competências individuais das estratégias e valores organizacionais e sugere quatro possíveis proposições para serem investigadas em estudos futuros: P1: Ausência de rigor conceitual para competências; P2: Dedicação insuficiente de tempo para implementar um modelo; P3: Disseminação de “modelos de prateleiras” e P4: Institucionalização dos MGC como prática dominante para gestão de pessoas.
Implicações práticas:
Os resultados apontam para a necessidade de organizações, ao construírem ou atualizarem seus MGC, atentem ao conceito de competências utilizado, assegurem a incorporação da estratégia organizacional ao modelo, dediquem tempo adequado à elaboração e implementação, a fim de customizar o MGC às suas necessidades.
Originalidade/valor:
Constitui-se um dos poucos levantamentos longitudinais com uma amostra representativa existentes sobre MGC no país e no mundo; como consequência, capturou um fenômeno (homogeneização dos MGC) difícil de ser observado fora deste recorte de pesquisa.
Palavras-chave:
Competências; gestão de pessoas; empresas brasileiras