Acessibilidade / Reportar erro

Ensino e aprendizagem em Gestão de Projetos: quais são os desafios?

RESUMO

Objetivo:

O objetivo deste trabalho é compreender como acontece o ensino e a aprendizagem em gerenciamento de projetos e quais são seus desafios.

Desenho/metodologia/abordagem:

Para atingir esse objetivo, desenvolvemos uma Revisão Sistemática da Literatura sobre ensino e aprendizagem em gerenciamento de projetos. Inicialmente, encontramos 667 trabalhos. Após a leitura do título, selecionamos 150 obras para leitura completa. 120 eram adequados ao objetivo proposto.

Constatações:

Encontramos cinco categorias: (1) aprendizagem; (2) ensino; (3) educação; (4) habilidades; e (5) conhecimento.

Originalidade/valor:

Observamos que existem lacunas nos estudos que tratam desses temas no que diz respeito ao gerenciamento de projetos. Tópicos como gestão de processos de aprendizagem, relação entre aprendizagem em instituições de ensino e ambientes organizacionais, impacto da aprendizagem informal, aprendizagem experiencial, comparação de jogos sérios e simulações com outros métodos de aprendizagem, jogos sérios em projetos, hard skills e soft skills, ainda não são amplamente publicados em revistas acadêmicas sobre gerenciamento de projetos.

Keywords:
Learning; Teaching; Education; Project management; Systematic literature review

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br