Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da sustentabilidade na cadeia produtiva de suínos

RESUMO

Objetivo:

Dentre as cadeias produtivas, destaca-se a cadeia produtiva da suinocultura. O estudo tem como objetivo identificar o nível de sustentabilidade na cadeia produtiva da suinocultura a partir da análise de externalidades, considerando os critérios do Sistema de Gestão e Avaliação da Suinocultura em Sustentabilidade-Web.

Desenho/metodologia/abordagem:

O estudo de caso é realizado em uma propriedade rural no município de Herval D’Oeste-Santa Catarina, a pesquisa é descritiva, com análise qualitativa. Para o desenvolvimento da pesquisa, as informações do processo produtivo foram identificadas por meio de entrevistas, o roteiro estruturado permitiu identificar cerca de 60 métricas e os indicadores de externalidade das dimensões social, ambiental e econômico-financeira.

Resultados:

A dimensão econômico-financeira apresentou a remuneração do trabalho e o capital investido como externalidades positivas. Os indicadores de desempenho social (interação social, capital humano e práticas ambientais) apresentaram níveis de conformidade no modelo. Com base na análise, foram identificadas externalidades negativas nos indicadores de avaliação ambiental de água, ar/estufa e energia, evidenciando a necessidade de melhorias no processo produtivo e na gestão dos recursos naturais.

Implicações práticas:

O modelo contribui para a avaliação das práticas produtivas, aponta fragilidades e necessidades de melhorias na gestão da cadeia produtiva da carne suína.

Implicações sociais:

Os resultados demonstram a importância de se avaliar a sustentabilidade no meio rural, considerando-a como um elo relevante da cadeia produtiva.

Originalidade/valor:

A análise destaca a importância de avaliar a sustentabilidade nas cadeias produtivas, visando corrigir as externalidades negativas do processo produtivo das atividades rurais.

Palavras-chave:
Gestão da cadeia de suprimentos sustentável; Cadeia produtiva de suínos; Indicadores de sustentabilidade

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br