Acessibilidade / Reportar erro

É FAKE, MAS EU COMPRO! UM ESTUDO SOBRE O CONSUMO DE PRODUTOS PIRATAS E FALSIFICADOS NAS CIDADES FRONTEIRIÇAS SANTANA DO LIVRAMENTO/RS E RIVERA/UY

RESUMO

Objetivo

O presente estudo busca identificar o comportamento de compra de produtos piratas e falsificados nas cidades fronteiriças Santana do Livramento/RS e Rivera/UY.

Metodologia -

Para alcançar o objetivo proposto, empreendeu-se uma pesquisa de cunho quantitativo, do tipo descritivo, por meio do método survey. A amostra do estudo compreendeu em 562 observações, sendo 274 de respondentes do município de Santana do Livramento/RS e 288 de moradores da cidade de Rivera/UY.

Resultados

Os principais resultados apontam que não existem muitas diferenças nas opiniões dos respondentes compradores e uruguaios em relação ao consumo de produtos piratas e falsificados, sendo que questões relacionadas a preço e pertencimento a grupo social, parecem não ser as maiores motivações para a família tipos de produtos.

Limitações / implicações da pesquisa

O estudo se limitou no que se diz respeito à amostra, que não possuiu cunho probabilístico. Assim, sugere-se novos estudos que busquem representatividade da população, e que sejam realizados em outras fronteiras de países, a fim de compreender a forma que as culturas podem interagir e difundir hábitos entre elas.

Implicações práticas

Como implicações práticas ressalta-se a necessidade de desenvolver objetivos de marketing com a intenção de minimizar o interesse e a compra de produtos falsificadas e piratas.

Implicações Socias

Em relação as implicações sociais, ressalta-se os aspectos potenciais efeitos da compra e do consumo de produtos falsificados para os indivíduos, uma vez que tal comportamento pode refletir em aspectos negativos tanto para a saúde física dos consumidores , quanto à economia do país que perde milhões em impostos.

Originalidade -

A originalidade do estudo reside no fato de fortalecer os achados sobre a temática na acadêmica, além de trazer uma comparação de profissionais de consumidores de duas nacionalidades.

Palavras-chave:
Fake; Falsificado; Consumidor; Fronteira

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br