Acessibilidade / Reportar erro

PRODUTOS CONTROVERSOS NO BRASIL: A INFLUÊNCIA DA ÁREA DE CONHECIMENTO

RESUMO

Objetivo:

investigar a ofensividade de produtos controversos no Brasil, principalmente a influência da área de conhecimento.

Design/metodologia/abordagem:

um questionário com 11 produtos controversos foi convencionalmente respondido por uma amostra de 368 universitários das três áreas de conhecimento mais populares no Brasil (i.e., Ciências Humanas, Ciências Biológicas e da Saúde e Ciências Exatas e Tecnológicas). A ofensividade de cada produto controverso foi medida e comparada entre essas áreas de conhecimento por meio de testes t.

Descobertas:

Produtos controversos não ofenderam facilmente os participantes, sendo armas, remédios para emagrecer e roupas íntimas femininas os mais ofensivos. Em geral, os estudantes de Ciências Humanas são os mais facilmente ofendidos, e os de Ciências Exatas e Tecnológicas os menos ofendidos. Além disso, os resultados mostraram diferenças e semelhanças entre as pessoas de cada área de conhecimento.

Originalidade/valor:

Aprimoramento do nosso conhecimento sobre produtos controversos no Brasil, especialmente sobre a influência da área de conhecimento na ofensividade de produtos controversos.

Palavras-chave:
Produtos controversos; Produtos não-mencionáveis; Marketing de produtos ofensivos; Áreas de conhecimento; Produtos socialmente sensíveis

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br