Acessibilidade / Reportar erro

PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE ADOTADAS POR EMPRESAS INDUSTRIAIS

RESUMO

Objetivo:

O presente artigo teve por objetivo verificar a eficiência de práticas de sustentabilidade das empresas industriais da região de Chapecó-Santa Catarina.

Desenho/Metodologia/Abordagem:

A pesquisa é descritiva, realizada por meio de levantamento junto a 63 empresas. Os questionários aplicados evidenciam a percepção dos gestores quanto as dimensões econômico-financeira, social e ambiental. Utilizou-se para o tratamento dos dados abordagem quantitativa e análise da entropia informacional, com ranqueamento pelo TOPSIS.

Resultados:

Os resultados demonstram que as empresas possuem diferentes práticas e preocupações em relação a responsabilidade social corporativa. O posicionamento das empresas foi ranqueado e permite observar e comparar que as ações e práticas de sustentabilidade são frágeis em 20 empresas que possuem desempenho inferior a 0,50; 24 empresas possuem posicionamento entre 0,51 e 0,70; 14 empresas possuem práticas entre 0,71 e 0,89 e apenas 5 empresas possuem posicionamento acima de 0,90. De modo geral, os resultados indicam que algumas empresas têm se utilizado de práticas sustentáveis, contudo, ainda falta alinhamento estratégico do negócio com as dimensões da sustentabilidade, observa-se por meio da análise a ausência do reconhecimento de que os recursos naturais são escassos, a carência de comprometimento por parte dos gestores com a gestão sustentável, no intuito de evidenciar a eficiência das práticas empresariais com o desenvolvimento sustentável.

Originalidade/valor:

A pesquisa evidencia de forma comparativa posicionamentos distintos entre as empresas estudadas, sendo que 70% das empresas ainda possuem iniciativas frágeis ou escassas em relação a gestão sustentável. O estudo demonstra a necessidade de ações e iniciativas voltadas a capacitação e conscientização dos gestores para com o desenvolvimento sustentável.

Palavras-chave:
Sustentabilidade empresarial; Desempenho em sustentabilidade; Avaliação da sustentabilidade

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br