Acessibilidade / Reportar erro
REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), Volume: 27, Número: 2, Publicado: 2021
  • DESAFIOS À PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM ADMINISTRAçãO EM TEMPOS DE CRISE Editorial

    Camara, Guilherme Dornelas
  • GLOBALIZAÇÃO, (DE)COLONIALIDADE E (CONTRA)HEGEMONIA NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O GRITO SURDO DA ACADEMIA Article

    Moraes, Mário César Barreto; Leal, Fernanda Geremias

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste ensaio teórico é propor uma análise crítica e reflexiva do fenômeno da internacionalização da educação superior, a partir de conceitos estruturantesassociados aglobalização, (contra)hegemonia e (de)colonialidade. Os seguintes argumentos estruturam o texto: 1. Sendo a educação superior um campo relacional de poder, composto de redes e relacionamentos concomitantemente competitivos e cooperativos e permeado por influências econômicas vinculantes, a internacionalização da educação superior se ressente de uma delimitação que efetivamente a contextualize; 2. As desigualdades subjacentes às relações Norte-Sul se manifestam no domínio da internacionalização da educação superior, incluindo nas relações Sul-Sul, e ratificam o exercício do poder relacional e econômico; e 3. O fenômeno da internacionalização da educação superior encontra-se ontológica e epistemologicamente imerso na matriz cultural do poder colonial e atua sob o alicerce de um imaginário global dominante. O estudo possibilita evidenciar que os referenciais teóricos tendem a conceber os conceitos inerentes a globalização, (contra)hegemonia e (de)colonialidade de forma dicotômica, sem considerar a realidade híbrida, conflitante e complexa da educação superior e da internacionalização.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este ensayo teórico es proponer un análisis crítico y reflexivo del fenómeno de la internacionalización de la educación superior, a partir de conceptos estructurales asociados a globalización, (contra)hegemonía y (des)colonialidad. Los siguientes argumentos estructuran el texto: 1. Dado que la educación superior es un campo de poder relacional, compuesto de redes y relaciones competitivas y cooperativas concomitantemente y permeado por influencias económicas vinculantes, la internacionalización de la educación superior resiente una delimitación que efectivamente la contextualiza; 2. Las desigualdades subyacentes a las relaciones Norte-Sur se manifiestan en el campo de la internacionalización de la educación superior, incluso en las relaciones Sur-Sur, y ratifican el ejercicio del poder relacional y económico; y 3. El fenómeno de la internacionalización de la educación superior es ontológica y epistemológicamente inmerso en la matriz cultural del poder colonial y opera bajo la base de un imaginario global dominante. El estudio sugiere que los referentes teóricos tienden a concebir los conceptos inherentes a la globalización, (contra)hegemonía y(des) colonialidad de manera dicotómica, sin considerar la realidad híbrida, conflictiva y compleja de la educación superior y la internacionalización.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this theoretical essay is to propose a critical and reflective analysis of the phenomenon of the internationalization of higher education, based on structural concepts associated with globalization, (counter)hegemony and (de)coloniality. The following arguments structure the text: 1. Since higher education is a relational field of power, composed of concomitantly competitive and cooperative networks and relationships, and permeated by binding economic influences, internationalization of higher education resents a delimitation that effectively contextualizes it; 2. Inequalities underlying North-South relations manifest in the field of internationalization of higher education, including in South-South relations, and ratify the exercise of relational and economic power; and 3. The internationalization phenomenon of higher education is ontological and epistemologically immersed in the cultural matrix of colonial power and operates under the foundation of a dominant global imaginary. The study suggests that theoretical references tend to conceive the concepts inherent to globalization, (counter)hegemony and (de)coloniality in a dichotomous way, without considering the hybrid, conflicting and complex reality of higher education and internationalization.
  • PRODUTIVISMO ACADÊMICO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO Article

    Junior, Ely Severiano; Cunha, Diego de Oliveira da; Zouain, Deborah Moraes; Gonçalves, Clayton Pereira

    Resumo em Português:

    RESUMO O produtivismo acadêmico é uma prática que vem impactando de forma nociva a pesquisa científica ao longo dos últimos anos, sendo visto como uma anomalia, em que o pesquisador é praticamente obrigado – de forma normativa e institucional – a ter um determinado número de produção científica para se manter dentro dos programas de pós-graduação. O objetivo deste artigo é identificar como o grau de imersão em processos sociais de influência pode aumentar o produtivismo acadêmico em pesquisadores da área de Administração. A pesquisa tem natureza qualitativa e quantitativa, pois, durante sua realização, foram extraídos dados da Plataforma Lattes e também dados oriundos de entrevistas com pesquisadores que fazem parte dos programas de pós-graduação que possuem nota de 5 a 7 na avaliação CAPES. Observou-se que os programas que possuem alta produção de artigos influenciam os seus pesquisadores a terem uma produção compatível com a do programa. Os resultados da pesquisa confirmam a ideia proposta pela teoria da influência social, pois os pesquisadores estão interessados em publicar somente como primeiros autores, sendo essa autoria dada através da consolidação da rede com os mesmos coautores e, muitas das vezes, de forma indevida. Por fim, recomenda-se que para futuras pesquisas seja analisado como a influência social é exercida sobre os orientandos.

    Resumo em Espanhol:

    El productivismo académico es una práctica que viene impactando de manera nociva la investigación científica en los últimos años, siendo vista como una anomalía, donde el investigador está prácticamente obligado – de forma normativa e institucional – a tener un determinado número de producción científica para poder mantenerse dentro de los programas de posgrado. El objetivo de este artículo es identificar cómo el grado de inmersión en procesos sociales de influencia puede incrementar la productividad académica en los investigadores de Gestión. La investigación tiene un carácter cualitativo y cuantitativo, pues durante la investigación se extrajeron datos de la Plataforma Lattes, y también datos a través de entrevistas con investigadores que forman parte de los programas de posgrado que tienen grados 5 a 7 en la evaluación CAPES. Se observó que los programas que tienen una alta producción de artículos influyen en sus investigadores para que tengan una producción compatible con la del programa. Los resultados de la investigación confirman la idea propuesta por la teoría de la influencia social, ya que a los investigadores les interesa publicar solo como primeros autores, dando esta autoría a través de la consolidación de la red con los mismos coautores, y la mayoría de las veces de forma indebida. Finalmente, se recomienda que para futuras investigaciones se analice cómo la influencia social que se ejerce sobre los orientandos.

    Resumo em Inglês:

    Academic productivism is a practice that has had a harmful impact on scientific research over the past few years, being seen as an anomaly, where the researcher is practically obliged – in a normative and institutional manner – to have a certain number of scientific outputs to remain within graduate programs. The objective of this article is to identify how the degree of immersion in social processes of influence can increase academic productivism in Management researchers. The research has a qualitative and quantitative nature, because during the research data were extracted from the Lattes platform, and also data through interviews with researchers who are part of the graduate programs that have grades 5 to 7 in the CAPES assessment., It was observed that the programs that have a high production of articles influence their researchers to have a production compatible with that of the program. The results of the research confirm the idea proposed by the theory of social influence, as researchers are interested in publishing only as first authors, this authorship being given through the consolidation of the network with the same co-authors, and many times, in an improper way. Finally, it is recommended that for future research it is analyzed how the social influence exerted on the students.
  • VIDA UNIVERSITÁRIA NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO: JOGOS VORAZES OU OS MELHORES ANOS DE NOSSAS VIDAS? Article

    Irigaray, Hélio Arthur Reis; Langerhorst, Alessandro Vendramini; Adorno, Daniel

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo é apreender como as diferentes identidades dos alunos dos cursos de graduação em Administração de Empresas são reconhecidas nas interações sociais. Neste sentido, conduzimos uma pesquisa empírica com 73 alunos de diferentes gêneros, cores de pele, classes sociais, religiões e orientações sexuais, de quatro instituições de ensino superior. Esta pesquisa é de cunho etnográfico e a coleta de dados se deu por meio de notas de campo e entrevistas, as quais foram gravadas, transcritas e submetidas à Análise Crítica do Discurso. O campo revelou que os alunos do sexo masculino, brancos, heterossexuais e de alto poder aquisitivo, tornam perigosamente irracionais, na medida em que se engajam em atos de violência moral e física contra seus pares pertencentes a grupos minoritários. Esta violência revelou-se institucionalizada no ambiente acadêmico por meio de micropráticas sociais, e ficou claro que o objetivo das mesmas é a preservação do capital socioeconômico-político, que é assegurado pela hegemonia masculina, a qual se reifica por meio da desqualificação de interesses e direitos legítimos dos alunos que não pertencem ao grupo dominante. As principais implicações deste estudo são a necessidade de reformularmos os conteúdos dos cursos de graduação, bem como a criação e institucionalização de políticas e práticas que coíbam os comentários e comportamentos discriminatórios no ambiente universitário.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio es analizar cómo las interacciones sociales dentro del entorno académico resultan en actitudes discriminatorias. Se entrevistó a 73 estudiantes, con edades entre 19 y 27 años, de diferentes géneros, color de piel, clases sociales, religiones y orientaciones sexuales, de cuatro cursos de pregrado en Administración. Las entrevistas fueron transcritas y sometidas a análisis crítica del discurso. El campo reveló que los estudiantes varones, blancos, heterosexuales y con alto poder adquisitivo, se volvieron peligrosamente irracionales, ya que participaron en actos de violencia moral y física contra sus compañeros pertenecientes a grupos minoritarios. Esta violencia demostró ser institucionalizada en el entorno académico a través de microprácticas sociales, y quedó claro que su objetivo es la preservación del capital socioeconómico-político, que está garantizado por la hegemonía masculina, que se reifica mediante la descalificación de intereses y Derechos legítimos de los estudiantes que no pertenecen al grupo dominante. Las principales implicaciones de este estudio son la necesidad de reformular el contenido de las carreras de grado, así como la creación e institucionalización de políticas y prácticas que frenen los comentarios y comportamientos discriminatorios en el ámbito universitario.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this work is to reveal how the different identities of students of undergraduate course in Business Administration are recognized in their social interaction; thus, we have conducted an empirical research with 73 students of different genders, skin color, social classes, religions and sexual orientations, from four higher education institutions. This research is of an ethnographic nature and the data collection took place through field notes and interviews, which were recorded, transcribed and submitted to Critical Discourse Analysis. The field revealed that male students, white, heterosexual and with high purchasing power, became dangerously irrational, as they engaged in acts of moral and physical violence against their peers belonging to minority groups. This violence proved to be institutionalized in the academic environment through social micropractices, and it was clear that their objective is the preservation of socioeconomic-political capital, which is ensured by male hegemony, which is reified through the disqualification of interests and legitimate rights of students who do not belong to the dominant group. The main implications of this study are the need to reformulate the content of undergraduate courses, as well as the creation and institutionalization of policies and practices that curb discriminatory comments and behavior in the university environment.
  • A PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE CORRUPÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA Article

    Macedo, Suélem Viana; Valadares, Josiel Lopes

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente trabalho teve como objetivo caracterizar a pesquisa acadêmica brasileira sobre corrupção, produzida pelos campos das ciências humanas e das ciências sociais aplicadas. Além disso, buscou compreender como os estudos elaborados por pesquisadores da área da administração têm abordado essa temática. Para tanto, foi delimitado como espaço temporal de análise o período de 2008 a 2017. O delineamento metodológico consistiu em uma revisão sistemática da literatura nacional, que utilizou técnicas de análise de frequência e análise temática do conteúdo do material. Os resultados sugerem que as pesquisas brasileiras que abordaram a corrupção são, em sua maioria: de natureza qualitativa; o foco de investigação é a gestão pública; a abordagem do tema é realizada de uma forma geral, não se referindo a um poder ou esfera de governo específica, o referencial teórico adotado é majoritariamente internacional. O direito é a área que mais tem estudos envolvendo a corrupção, o que se reflete nos debates que são produzidos pela academia. Quanto ao campo da administração, que foi analisado de forma mais específica, os estudos elaborados seguem as mesmas características da produção científica nacional, contudo, o pequeno número de pesquisas desenvolvidas indica que a temática ainda não está totalmente acoplada à agenda dos pesquisadores.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El presente trabajo tuvo como objetivo caracterizar la investigación académica brasileña sobre la corrupción, producida por los campos de las ciencias humanas y las ciencias sociales aplicadas. Además, se buscó comprender cómo los estudios llevados a cabo por investigadores en el campo de la administración han abordado este tema. Para ello, se definió como un espacio temporal de análisis el período de 2008 a 2017. El diseño metodológico consistió en una revisión sistemática de la literatura nacional, que utilizó técnicas de análisis de frecuencia y análisis temático del contenido del material. Los resultados sugieren que las encuestas brasileñas que abordaron la corrupción son en su mayoría: de naturaleza cualitativa; el foco de investigación es la gestión pública; el abordaje del tema se realiza de manera general, no refiriéndose a un poder o ámbito de gobierno específico, el marco teórico adoptado es mayoritariamente internacional. Derecho es el área que tiene más estudios sobre corrupción, lo que se refleja en los debates que se producen desde la academia. En cuanto al campo de la administración, el cual fue analizado de manera más específica, los estudios desarrollados siguen las mismas características de la producción científica nacional, sin embargo, el pequeño número de investigaciones desarrolladas indica que el tema aún no está completamente vinculado a la agenda de los investigadores.

    Resumo em Inglês:

    The present work aimed to characterize the Brazilian academic research on corruption, produced by the fields of human sciences and applied social sciences. In addition, it sought to understand how studies carried out by researchers in the field of administration have addressed this issue. For this purpose, the period from 2008 to 2017 was defined as a temporal space of analysis. The methodological design consisted of a systematic review of the national literature, which used techniques of frequency analysis and thematic analysis of the content of the material. The results suggest that the Brazilian surveys that addressed corruption are mostly: of a qualitative nature; the research focus is public management; the approach of the theme is carried out in a general way, not referring to a specific power or sphere of government, the theoretical framework adopted is mostly international. Law is the area that has the most studies involving corruption, which is reflected in the debates that are produced by the academy. As for the field of administration, which was analyzed in a more specific way, the studies carried out follow the same characteristics of the national scientific production, however, the small number of researches developed indicates that the theme is not yet fully linked to the researchers' agenda.
  • MÉTODOS BIOGRÁFICOS PARA A PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO: PRINCÍPIOS, POTENCIALIDADES, PRÁTICAS E DESAFIOS Article

    Santos, Fabiana Pimentel; Davel, Eduardo Paes Barreto

    Resumo em Português:

    RESUMO As potencialidades dos métodos biográficos são consideráveis para a Administração, apesar do conhecimento atual sobre esses métodos ainda aparecer disperso e fragmentado quanto às abordagens, definições, conceitos e práticas de uso. O objetivo deste artigo é integrar contribuições de vários campos disciplinares – incluindo a Administração – para sistematizar conhecimentos acerca dos princípios, potencialidades, práticas e desafios dos métodos biográficos. A pesquisa é baseada em uma revisão sistemática das publicações voltadas para os métodos biográficos, a partir de uma inclusão de suas várias terminologias (e.g. história oral, história de vida, autobiografia, narrativa de prática). Os resultados da pesquisa buscam contribuir com o avanço do conhecimento na área de metodologia de pesquisa em Administração, ao integrar, atualizar e discutir conhecimentos sobre os métodos biográficos.

    Resumo em Espanhol:

    El potencial de los métodos biográficos es considerable para la Administración, aunque el conocimiento actual sobre estos métodos todavía parezca disperso y fragmentado en cuanto a los enfoques, definiciones, conceptos y prácticas de uso. El propósito de este artículo es integrar las contribuciones de varios campos disciplinarios, incluida la Administración, para sistematizar conocimientos sobre los principios, potenciales, las prácticas y los desafíos de los métodos biográficos. La investigación se basa en una revisión sistemática de publicaciones centradas en los métodos biográficos, a partir de la inclusión de sus diversas terminologías (por ejemplo, historia oral, historia de la vida, autobiografía, narrativa práctica). Los resultados de la investigación buscan contribuir al avance del conocimiento en el área de la metodología de investigación en Gestión, integrando, actualizando y discutiendo los conocimientos sobre los métodos biográficos.

    Resumo em Inglês:

    Biographical method’s potential is considerable for the Management, although the current knowledge about this method still appears dispersed and fragmented as to the approaches, definitions, concepts and practices of use. The purpose of this article is to integrate contributions from various disciplinary fields - including Management - to systematize knowledge about principles, potentials, practices and challenges of the biographical method. The research is based on a systematic review of publications focused on the biographical method, from an inclusion of its various terminologies (e.g. oral history, life history, autobiography, practice narrative). The research results seek to contribute to the advancement of knowledge in the area of research methodology in Management, by integrating, updating and discussing knowledges about the biographical method.
  • ANÁLISE ERGOLÓGICA DA TRAJETÓRIA DE VIDA DE UM SINDICALISTA Article

    Valadão, Kleyton Teixeira; Bianco, Mônica de Fátima

    Resumo em Português:

    RESUMO Desde os anos 1990 no Brasil, estudiosos revelam haver uma escalada contra os direitos trabalhistas, submetendo os trabalhadores a diferentes formas de precarização. Tais acontecimentos favoreceram a emergência de um sindicalismo neoliberal e, também, a inflexão de Centrais sindicais, às vezes falhando em propor alternativas contrárias ao padrão de desenvolvimento capitalista. O foco desta pesquisa está na atividade do sindicalista, diretor de um sindicato de vigilância privada, e foi adotado o método história de vida. O artigo tem por objetivo compreender as experiências vividas pelo sindicalista entrevistado e os usos do corpo-si em sua atividade de trabalho. O uso da Ergologia teve o intuito de incitar aqueles que vivem e trabalham a pôr em palavras um ponto de vista sobre a sua atividade. A história de vida de Juvenal evidencia os debates de normas e valores, usos do corpo-si, os tensionamentos entre as três esferas, 1) sindicalismo, 2) mercado e 3) Estado. A história de vida pôde convocar o trabalhador para produzir saberes sobre sua própria existência, inclusive em seu trabalho, além de dar voz a certos grupos socialmente invisíveis. A história de Juvenal representa as histórias de vida de outros brasileiros que lutam pelo direito de viver tendo trabalho digno.

    Resumo em Espanhol:

    Desde la década de 1990 en Brasil, los académicos han revelado una escalada de los derechos laborales, sometiendo a los trabajadores a diferentes formas de inseguridad. Tales hechos favorecieron el surgimiento del sindicalismo neoliberal y, también, la inflexión de centrales sindicales, fallando en ocasiones en proponer alternativas contrarias al patrón de desarrollo capitalista. El enfoque de esta investigación está en la actividad del líder sindical, director de un sindicato de vigilancia privado, y se adoptó el método de historia de vida. El artículo tiene como objetivo comprender las experiencias del sindicalista entrevistado y los usos del cuerpo-si en su actividad laboral. El uso de la Ergología tenía como objetivo incitar a quienes viven y trabajan a expresar con palabras un punto de vista sobre su actividad. La historia de vida de Juvenal destaca los debates sobre normas y valores, usos del cuerpo-si, la tensión entre las tres esferas, 1) sindicalismo, 2) el mercado y 3) el estado. La historia de vida supo convocar al trabajador a producir conocimiento sobre su propia existencia, incluso en su obra, además de dar voz a ciertos grupos socialmente invisibles. La historia de Juvenal representa las historias de vida de otros brasileños que luchan por el derecho a vivir con un trabajo digno.

    Resumo em Inglês:

    Since the 1990s in Brazil, scholars have revealed an escalation against labor rights, subjecting workers to different forms of insecurity. Such events favored the emergence of liberal unionism and, also, the inflection of union centrals, sometimes failing to propose alternatives contrary to the pattern of capitalist development. The focus of this research is on the activity of the union leader, director of a private surveillance union, and the life history method was adopted. The article aims to understand the experiences of the union member interviewed and the uses of the self-body in his work activity. The use of Ergologywas intended to incite those who live and work to put into words a point of view about their activity. Juvenal's life story highlights the debates on norms and values, uses of the self-body, the tension between the three spheres, 1) unionism, 2) the market and 3) the state. The life story was able to summon the worker to produce knowledge about his own existence, including in his work, in addition to giving voice to certain socially invisible groups. Juvenal's story represents the life stories of other Brazilians who fight for the right to live with decent work.
  • ORGANIZAÇÃO COMO EVENTO: IMPLICAÇÕES CONCEITUAIS E TEÓRICAS DA ADOÇÃO DE UMA ONTOLOGIA PROCESSUAL STRONG-VIEW Article

    Chaerki, Karine Francisconi; Matitz, Queila Regina Souza

    Resumo em Português:

    RESUMO Estudos organizacionais com base em metafísica processual têm gerado crescente interesse ao longo das últimas décadas. Segundo essa perspectiva ontológica, uma visão processual demanda a substituição de explicações simplificadoras da realidade fundamentadas na ideia de substância por explicações mais complexas com base na noção de processo e de relacionalidade. O objetivo central deste artigo consiste em discutir implicações da adoção de uma noção de evento de base ontológica processual strong-view no campo de estudos organizacionais. Para tanto, foi desenvolvido um ensaio teórico fundamentado na: (i) exploração do conceito de evento com base na ontologia processual de Alfred North Whitehead e (ii) identificação de possibilidades da adoção dessa noção de evento para os estudos organizacionais. Como principal resultado do trabalho, destaca-se a discussão de seis princípios ou proposições relacionadas ao conceito de organização com base nessa noção strong-view de evento: organização como estrutura de eventos, ontologia organizacional ancorada em sua temporalidade, eventos como unidades de análise organizacional, organização como processo contínuo, organização como resultado de mecanismos de estabilização dinâmica, organização como reiteração de padrões.

    Resumo em Espanhol:

    Los estudios organizativos basados en la metafísica del proceso han suscitado un interés creciente en las últimas décadas. Según esta perspectiva ontológica, una visión de proceso exige la sustitución de las explicaciones simplificadoras de la realidad basadas en la idea de sustancia por explicaciones más complejas basadas en la noción de proceso y relacionalidad. El objetivo principal de este artículo es discutir las implicaciones de la adopción de una teoría basada en el evento desde una base ontológica de proceso de visión fuerte en el campo de los estudios organizacionales. Para ello, este ensayo teórico se ha desarrollado a partir de (i) la exploración del concepto de evento a partir de la ontología del proceso de Alfred North Whitehead y (ii) la identificación de las implicaciones de la adopción de esta teoría basada en el evento para los estudios organizacionales. Como principal resultado del trabajo, destacamos la discusión de seis principios o proposiciones relacionadas con el concepto de organización a partir de esta noción de evento de visión fuerte: la organización como estructura de eventos, la ontología organizacional anclada en su temporalidad, los eventos como unidades de análisis organizacional, la organización como proceso continuo, la organización como resultado de mecanismos de estabilización dinámica, la organización como reiteración de normas.

    Resumo em Inglês:

    Organizational studies based on process metaphysics generated increasing interest over the past few decades. According to this ontological perspective, a process view demands the replacement of simplifying explanations of reality based on the idea of substance by more complex explanations based on the notion of process and relationality. The main objective of this article is to discuss implications of the adoption of an event-based theory from a strong-view process ontological basis in the field of organizational studies. To this end, this theoretical essay was developed based on (i) exploration of the concept of event based on the process ontology of Alfred North Whitehead and (ii) identification of implications of the adoption of this event-based theory for organizational studies. As the main result of the work, we highlight the discussion of six principles or propositions related to the concept of organization based on this strong-view notion of event: organization as a structure of events, organizational ontology anchored in its temporality, events as units of organizational analysis, the organization as a continuous process, the organization as a result of dynamic stabilization mechanisms, the organization as the reiteration of standards.
  • DESVELANDO O PROSUMPTION: O PRODUTOR-CONSUMIDOR, AS PLATAFORMAS DIGITAIS E O MOVIMENTO DO CAPITAL Article

    Ferraz, Deise Luiza da Silva; Franco, David Silva; Maciel, Jéssica Alves

    Resumo em Português:

    RESUMO No curso do desenvolvimento das relações de produção capitalista, o avanço tecnológico tem engendrado diferentes modos viver e produzir. Com as recentes transformações, pesquisas científicas no campo da Administração têm dado destaque sobre os modos como o consumidor tem se envolvido nas relações de produção, seja participando diretamente na coprodução dos produtos e serviços que consome, seja produzindo conteúdos criativos ou dados passíveis de serem aproveitados em prol da lucratividade de determinada empresa. Neste contexto, emergem as discussões sobre o prosumption, tratado como a união da atividade de consumo com a atividade de produção. A discussão sobre o prosumption se torna ainda mais complexa quando se leva em conta o recente movimento de expansão do comércio e da socialização mediados por plataformas digitais. Buscando ir além dos estudos predecessores que trataram do tema, analisamos o prosumption com base na teoria do valor, amparados na crítica da economia política marxiana. Expomos, assim, como as atividades do consumidor-produtor se integram à dinâmica da acumulação capitalista. Perscrutar o fenômeno prosumption nos permitiu apreender tanto o avanço do capital sobre a mercantilização das relações sociais, no qual atividades geradoras de forças naturais-sociais são transformadas em mercadorias e inseridas em processos de troca; quanto o maior potencial de exploração da classe trabalhadora, por meio da transferência de trabalhos necessários à produção e realização do valor ao consumidor.

    Resumo em Espanhol:

    En el curso del desarrollo de las relaciones de producción capitalistas, el avance tecnológico ha engendrado diferentes formas vivir y producir. Con los cambios recientes, la investigación científica en el campo de la Administración ha dado atención a las formas en las que el consumidor se ha involucrado en las relaciones de producción, ya sea participando directamente en la coproducción de los productos y servicios que consume, bien produciendo contenidos creativos o datos útiles para la rentabilidad de una determinada empresa. En este contexto, surgen discusiones sobre el prosumption, tratado como la unión de la actividad de consumo con la actividad de producción. La discusión sobre el prosumption se vuelve aún más compleja si se tiene en cuenta el reciente movimiento de expansión del comercio y la sociabilidad mediado por las plataformas digitales. Buscando ir más allá de los estudios predecesores que trataron el tema, analizamos el prosumption desde la teoría del valor, sustentada en la crítica de la economía política marxista. Así, exponemos cómo las actividades del consumidor-productor se integran con la dinámica de acumulación capitalista. La mirada al fenómeno prosumption nos permitió aprehender ambos: el avance del capital en la mercantilización de las relaciones sociales, en que las actividades generadoras de fuerzas naturales-sociales se transforman en mercancías y se insertan en los procesos de intercambio; y el mayor potencial de explotación de la clase trabajadora, a través de la transferencia de trabajo, necesario para la producción y realización del valor, al consumidor.

    Resumo em Inglês:

    In the development route of capitalist production relations, technological advancement has engendered different ways of living and producing. With the recent changes, scientific research in the Administration field has highlighted the ways in which the consumers have been involved in the production relations, either by participating directly in the co-production of the products and services they consume, or by producing creative content or data that can be used for the profitability of certain companies. In this context, discussions about prosumption have emerged, treated as the union of the consumption and production activities. The discussion about prosumption becomes even more complex when one takes into account the recent expansion movement of commerce and sociability mediated by digital platforms. Seeking to go beyond the predecessor studies that dealt with the topic, we analyzed the prosumption based on the theory of value, supported by the Marxian critique of political economy. Thus, we expose how consumer-producer activities are integrated with the dynamics of capitalist accumulation. Looking at the prosumption phenomenon allowed us to apprehend both: the advance of capital on the commodification of social relations, in which activities that generate natural-social forces are transformed into commodities and inserted in exchange processes; and the greater potential for exploitation of the working class, through the transfer of labor, necessary for production and realization of value, to the consumer.
  • SUBPROCESSOS DE ENGAJAMENTO EM CULTURAS DE CONSUMO DE CERVEJAS ARTESANAIS Article

    Filho, João Menezes; Silva, Minelle Enéas da; Gaião, Brunno Fernandes Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta pesquisa investiga a cultura de consumo de cerveja artesanal e os subprocessos de engajamento do consumidor identificados. Buscando identificar as categorias que suportam a existência de um efetivo engajamento, esta pesquisa gera discussão em relação à cognição, à emoção e ao comportamento dos consumidores. Por meio de uma pesquisa qualitativa, foram realizadas 32 entrevistas e 75 horas de observação direta participante. Os dados foram analisados de acordo com as dimensões selecionadas. Desse modo, foram observados como subprocessos de engajamento: (1) na dimensão cognitiva (aprendizado, advocacia e domínio do ritual); (2) na dimensão emocional (conexão, identificação e valores) e (3) na dimensão comportamental (lealdade, interação e co-criação). Uma vez cientes de tais processos é possível que gestores desenvolvam estratégias mais eficientes tanto de engajamento quanto de fortalecimento da comunidade de marca.

    Resumo em Espanhol:

    Esta investigación investiga la cultura del consumo de cerveza artesanal y los subprocesos identificados de participación del consumidor. Buscando identificar las categorías que sustentan la existencia de un compromiso efectivo, esta investigación genera discusión en relación a la cognición, la emoción y el comportamiento del consumidor. Por medio de una investigación cualitativa, se realizaron 32 entrevistas y 75 horas de observación directa participante. Los datos se analizaron según las dimensiones seleccionadas. Así, se observaron como subprocesos de participación los siguientes: (1) en la dimensión cognitiva (aprendizaje, defensa y dominio ritual); (2) en la dimensión emocional (conexión, identificación y valores) y (3) en la dimensión conductual (lealtad, interacción y cocreación). Una vez que conocen estos procesos, los gerentes pueden desarrollar estrategias más eficientes tanto para el compromiso como para el fortalecimiento de la comunidad de la marca.

    Resumo em Inglês:

    This research investigates the consumer culture of craft beer and the sub-processes of consumer engagement. Seeking to identify the categories that support the existence of effective engagement, this research generates discussion in relation to cognition, emotion and behavior of consumers. Through a qualitative research, 32 interviews and 75 hours of direct participant observation were carried out. Data were analyzed according to the selected dimensions. Thus, they were observed as sub-processes of engagement: (1) in the cognitive dimension (learning, advocacy and mastery of the ritual); (2) in the emotional dimension (connection, identification and values) and (3) in the behavioral dimension (loyalty, interaction and co-creation). Once aware of these processes, managers can develop more efficient strategies for both engagement and strengthening the brand community.
  • FATORES INFLUENCIADORES DE CULTURA DE INTELIGÊNCIA NAS ORGANIZAÇÕES Article

    Souza, Vivian Aguiar de; Janissek-Muniz, Raquel

    Resumo em Português:

    Organizações têm reconhecido processos de inteligência para lidar com incertezas, antecipar e melhor encaminhar suas decisões, visando maior competitividade e sustentabilidade. Dentre os fatores influenciadores no êxito desses processos, a cultura, construída por valores, padrões e comportamentos, é fortemente apontada. Para identificar quais características são apresentadas na cultura de inteligência, exploramos diferentes elementos apontados na literatura. Estudos apontam fatores culturais como liderança, comunicação, confiança e colaboração, aprendizado e orientação para o futuro e inovação como capazes de influenciar os processos de inteligência. Com o objetivo de identificar fatores da cultura organizacional que podem influenciar os processos de inteligência nas organizações, foi realizada uma RSL para formar o construto “cultura de inteligência”, com validação por especialistas, via Card Sorting e método Delphi. Como resultado, fatores tais como liderança, comunicação apropriada, e consciência da equipe foram identificados. Em termos de contribuição teórica, o trabalho identifica fatores da cultura organizacional que podem influenciar os processos de inteligência, unindo achados da literatura e opiniões de especialistas em inteligência. Propõe igualmente um instrumento que pode servir de referência para estudos futuros de inteligência e cultura nas organizações. Em termos práticos, as organizações podem diagnosticar e pensar estratégias que desenvolvam a cultura organizacional em seus processos.

    Resumo em Espanhol:

    Organizaciones cuentan con procesos de inteligencia reconocidos para hacer frente a incertidumbres, anticipar y orientar mejor sus decisiones, apuntando a una mayor competitividad y sostenibilidad. Entre los factores que influyen en estos procesos, se destaca fuertemente la cultura, construida por valores, estándares y comportamientos. Para identificar qué características están presentes en la cultura de la inteligencia, exploramos diferentes elementos cubiertos en la literatura. Los estudios apuntan a factores culturales de liderazgo, comunicación, confianza y colaboración, aprendizaje y orientación hacia el futuro y la innovación como capaces de influir en los procesos de inteligencia. Con el objetivo de identificar factores de la cultura organizacional que pueden influir en los procesos de inteligencia en las organizaciones, se realizó una RSL para conformar el constructo “cultura de la inteligencia”, con validación por especialistas, vía Card Sorting y método Delphi. Como resultado, se identificaron factores como liderazgo, comunicación adecuada y conciencia del equipo. En términos de aporte teórico, este estudio identifica los factores de la cultura organizacional que pueden influir en los procesos de inteligencia, uniendo los hallazgos de la literatura y las opiniones de los especialistas en inteligencia. También propone un instrumento que puede servir de referencia para futuros estudios de factores culturales e inteligencia en las organizaciones. En términos prácticos, las organizaciones pueden diagnosticar y pensar estrategias que desarrollen la cultura organizacional en sus procesos.

    Resumo em Inglês:

    RESUMO Organizations have recognized intelligence processes to deal with uncertainties, anticipate and better direct their decisions, aiming at greater competitiveness and sustainability. Among the influencing factors in these processes, culture, built by values, standards and behaviors, is strongly highlighted. In order to identify which characteristics are present in the culture of intelligence, we explore different elements covered in the literature. Studies point to cultural factors of leadership, communication, trust and collaboration, learning, and an orientation to the future and innovation as capable of influencing the intelligence processes. Aiming to identify factors of organizational culture that can influence intelligence processes in organizations, a SLR was carried out to form the construct “intelligence culture”, with validation by specialists, via Card Sorting and Delphi method. As a result, factors as leadership, appropriate communication and team awareness were identified. In terms of theoretical contribution, this study identifies the organizational culture factors which can influence the intelligence processes, uniting findings from the literature and the intelligence specialists’ opinions. It also proposes an instrument that can serve as a reference for future studies of culture factors and intelligence in organizations. In practical terms, organizations can diagnose and think strategies that develop the organizational culture in their processes.
  • ANÁLISE DE UMA BASE DE DADOS INÉDITA SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS BRASILEIRAS Article

    Pinho, Marcelo; Grigolin, Lucas Oishi; Lopes, João Vitor Carvalho

    Resumo em Português:

    RESUMO O perfil social dos dirigentes de empresas é um tema que interessa tanto às ciências sociais, em seus estudos sobre as elites, quanto à administração, que frequentemente busca vínculos entre o desempenho das firmas e características dos indivíduos que as dirigem. Este artigo almeja contribuir para ambos os campos de conhecimento analisando uma característica específica, a formação acadêmica nos níveis de graduação e pós-graduação, de um importante grupo social, os dirigentes de instituições financeiras brasileiras. Com esse propósito, foi construída uma base de dados sobre 1.016 indivíduos a partir de informações coletadas nos sites dessas empresas. Essa base cobre 19 bancos, inclusive os cinco maiores do País, e 65 instituições financeiras não bancárias. Entre os principais resultados, pode-se destacar: a proporção muito pequena (13%) de mulheres; a baixa frequência (17%) de dirigentes com cursos de pós-graduação stricto sensu; e a concentração (79%) das graduações em três áreas de conhecimento (administração, economia e engenharia), em relativamente poucas instituições – metade das graduações em apenas seis instituições – e, mais ainda, em instituições de ensino localizadas no eixo Rio-São Paulo (81% do total).

    Resumo em Espanhol:

    El perfil social de los altos directivos de las empresas es un tema de interés tanto para las ciencias sociales, en sus estudios sobre las élites, como a la gestión, que a menudo busca vínculos entre el desempeño de las empresas y las características de las personas que las dirigen. Este artículo busca contribuir a ambos campos del conocimiento mediante el análisis de una característica específica, la formación académica en los niveles de pregrado y posgrado, de un importante grupo social, los jefes de las instituciones financieras brasileñas. Para este propósito, se construyó una base de datos de 1.016 individuos a partir de la información recopilada en los sitios web de estas empresas. Esta base comprende 19 bancos, incluidos los cinco más grandes del país, y 65 instituciones financieras no bancarias. Entre los principales resultados, podemos destacar la muy pequeña proporción (13%) de mujeres; la baja frecuencia (17%) de gerentes con cursos de posgrado; y la concentración (79%) de títulos en tres áreas de conocimiento (administración, economía e ingeniería), en relativamente pocas instituciones (la mitad de los títulos en solo seis instituciones) y, aún más, en instituciones educativas ubicadas en el eje Río-São Paulo (81% del total).

    Resumo em Inglês:

    The social profile of firms’ top-managers is an issue that is of interest both for the social sciences, in the studies of elites, and management, which often search for links between the performance of companies and the characteristics of the individuals who run them. This article seeks to contribute to both fields of knowledge by analyzing a specific characteristic, academic education at the undergraduate and graduate levels, of an important social group, the heads of Brazilian financial institutions. For this purpose, a database on 1,016 individuals was built from information collected from their résumés published on the companies’ websites. This base comprehends 19 banks, including the five largest in the country, and 65 non-bank financial institutions. Among the main results, we can highlight the very small proportion (13%) of women; the low frequency (17%) of top-managers with graduate courses; and the concentration (79%) of degrees in three areas of knowledge (administration, economics, and engineering), in relatively few institutions – half of the degrees in only six institutions – and, even more, in educational institutions located on the states of Rio de Janeiro and São Paulo (81% of the total).
  • ALÉM DAS EQUIPES INTERGERACIONAIS: POSSIBILIDADES DE ESTUDOS SOBRE AGEISMO Article

    Silva, Thales Fabrício da Costa e; Almeida, Débora Bruna Alves; Oliva, Eduardo de Camargo; Kubo, Edson Keyso de Miranda

    Resumo em Português:

    RESUMO O trabalho tem o objetivo de articular, por meio de um ensaio teórico, contribuições de pesquisas sobre o ageismo envolvendo as principais estratégias de enfrentamento no contexto organizacional, refletindo criticamente sobre a prevalência que é dada à formação de equipes intergeracionais nas organizações. Verifica-se um número maior de estudos baseados em discussões teóricas e poucas pesquisas empíricas acerca do tema. Como resultados, observa-se que, embora seja comum a propositura da formação de equipes intergeracionais nos espaços de trabalho como estratégia de mitigação do ageismo, faz-se necessária a implementação concomitante de outras estratégias que envolvam a inclusão e permanência de trabalhadores mais velhos. Essas estratégias consistem em políticas de contratação desses trabalhadores, qualificação profissional, flexibilização das condições de trabalho, sensibilização e conscientização dos trabalhadores mais jovens, gerenciamento de equipes intergeracionais e aproveitamento de mão de obra qualificada. Este ensaio contribui para a teoria e a prática organizacional, pois problematiza o conceito de gerações caracterizadas pela idade cronológica, reforça a heterogeneidade da força de trabalho e incentiva a discussão sobre o tema e sobre potenciais práticas de mitigação do ageismo no seio das organizações.

    Resumo em Espanhol:

    El trabajo tiene como objetivo articular, a través de un ensayo teórico, contribuciones de investigaciónes sobre el ageismo involucrando las principales estrategias de afrontamiento en el contexto organizacional, reflexionando críticamente sobre la prevalencia que se da a la formación de equipos intergeneracionales en las organizaciones. Hay un mayor número de estudios basados en discusiones teóricas y poca investigación empírica sobre el tema. Como resultado, se observa que, si bien es común la proposicion de la formación de equipos intergeneracionales en los espacios de trabajo como estrategia para mitigar la discriminación por edad, es necesario implementar simultáneamente otras estrategias que involucren la inclusión y permanencia de los trabajadores mayores. Estas estrategias consisten en políticas de contratación de estos trabajadores, calificación profesional, flexibilización en las condiciones laborales, sensibilización y concientización de los trabajadores más jóvenes, gestión de equipos intergeneracionales y uso de mano de obra calificada. Este ensayo contribuye a la teoría y práctica organizacional, ya que problematiza el concepto de generaciones caracterizadas por la edad cronológica, refuerza la heterogeneidad de la fuerza laboral y fomenta la discusión sobre el tema y las prácticas potenciales para mitigar el ageismo dentro de las organizaciones.

    Resumo em Inglês:

    The work aims to articulate, through a theoretical essay, researchs contributions on ageism involving the main coping strategies in the organizational context, reflecting critically on the prevalence that is given to the formation of intergenerational teams in organizations. There is a greater number of studies based on theoretical discussions and little empirical research on the theme. As a result, it is observed that, although it is common to propose the formation of intergenerational teams in the workspaces as a strategy to mitigate ageism, it is necessary to implement simultaneously other strategies that involve the inclusion and permanence of older workers. These strategies consist of policies for hiring these workers, professional qualification, flexibility in working conditions, sensitization and awareness of younger workers, management of intergenerational teams and use of qualified labor. This essay contributes to organizational theory and practice, as it problematizes the concept of generations characterized by chronological age, reinforces the heterogeneity of the workforce and encourages discussion on the topic and on potential practices for mitigating ageism within organizations.
Escola de Administração da UFRGS Escola de Administração da UFRGS, Rua Washington Luis, 855 - 2° Andar, 90010-460 Porto Alegre/RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-3823, Fax: (55 51) 3308 3991 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: read@ea.ufrgs.br