Acessibilidade / Reportar erro
REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), Volume: 23, Número: 3, Publicado: 2017
  • EDITORIAL Editorial

    Misoczky, Maria Ceci
  • INSTITUCIONALIZAÇÃO DE NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA REGIÃO SUL DO BRASIL1 Artigos

    Machado, Hilka Pelizza Vier; Sartori, Rejane; Crubellate, João Marcelo

    Resumo em Português:

    RESUMO No contexto brasileiro, a Lei de Inovação, promulgada em 2004 e reiterada pelo Marco Legal da Inovação em 2016, estabeleceu que as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) nacionais dispusessem de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) para gerir suas respectivas políticas de inovação. A institucionalização, abordagem que explica como e porque estruturas e processos tornam-se legitimados, compreende um conjunto de componentes chaves, fundamentados na habitualização, que representa a formalização de arranjos em políticas e procedimentos. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo conhecer como ocorreu a institucionalização de NITs implantados no sul do Brasil, uma vez que estes representam importante pilar no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCT&I). A fim de atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória, com dados secundários extraídos de relatórios do Formulário para Informações sobre a Política de Propriedade Intelectual das ICTS do Brasil (Formict), e dados primários advindos de questionário aplicado a coordenadores de NITs de três estados do sul do país. Foram empregadas técnicas usuais da análise de conteúdo para codificação e interpretação dos dados. Os resultados mostraram algumas dificuldades no processo de institucionalização dos NITs, principalmente vinculadas ao não surgimento de uma cultura empreendedora, a pouca autonomia e aos entraves burocráticos na contratação de pessoal, evidenciados no modelo de organização do campo, baseado em um pilar institucional regulativo. Conclui-se que os NITs se encontram em fase de habitualização, sendo que o estágio de sedimentação e o processo de institucionalização variam conforme a instituição, embora tenha sido observado mimetismo nas ações.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En el contexto brasileño, la ley de la innovación fue promulgada en 2004 y reiterada por Marco legal de la innovación en 2016, determinando que las Instituciones de Ciencia y Tecnología (ICTs) tendrían Núcleos de Innovación Tecnológica (NITs) para ejecutar su respectiva política de innovación. La institucionalización, el enfoque que explica cómo y porque estructuras y procesos son legitimados, comprende un grupo de componentes ubicado en el habitualización, que representa la formación de arreglos en la política y en los procedimientos. Esta investigación teuve como objetivo saber cómo ocurrió el proceso de institucionalización de NITs en el sur de Brasil, una vez que éstos corresponden a un pilar importante en el Sistema Nacional de Ciencia, Tecnología e Innovación (SNCT & I). Para llegar al objetivo propuesto, se realizó una investigación cualitativa y exploratoria. Los datos secundarios fueron extraídos de informes del Formulario para la Información sobre la Política de l Propiedad Intelectual de ICTS de Brasil (Formict), y los datos primarios del cuestionario aplicado a coordinadores de NITs de tres estados del sur del país. Se ha utilizado análisis del contenido para la interpretación de los datos. Los resultados revelaron algunas dificultades en el proceso de institucionalización de NITs, ausencia de una cultura emprendedora, poca autonomía y obstáculos burocráticos en el reclutar de personal, demostrado en el modelo de organización del campo, basado en el pilar regulativo institucional. La conclusión es que los NITs están en fase de habitualización, la etapa de sedimentación y el proceso de institucionalización varían de acuerdo con la institución, aunque el mimetismo ha sido observado en sus acciones.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In the Brazilian context, the Law of Innovation, promulgated in 2004 and reiterated by the Legal Marco of the Innovation in 2016, established that the Institutions of Science and National Technology (ICTs) should have Nuclei of Technological Innovation (NITs) to manage their respective innovation politics. The institutionalization, approach that explains how and why structure and processes are legitimated, includes a group of key components based in the habitualization, which represents the formalization of politics and procedures arrangements. In that sense, this research had as objective to know how the institutionalization of NITs located in Southern Brazil happened, because they represent important pillars in the National System of Science, Technology and innovation (SNCT&I). To reach the proposed objective, a qualitative and exploratory research was developed, with secondary data of the Form for Information on the Politics of Intellectual Property of ICTS of Brazil (Formict), and primary data of questionnaires answered by coordinators of NITs of three Southern Brazil states. Content analysis was used for coding and interpretation of data. The results showed some difficulties in the process of institutionalization of NITs, mainly linked to the absence of an entrepreneurial culture, little autonomy and the bureaucratic impediments in personnel's recruiting, evidencing a model of organization based on an institutional regulative pillar. The conclusion is that NITs are in the habitualization phase, sedimentation stage and the institutionalization process vary according to the institution, although mimetism has been observed in their actions.
  • IMPLICAÇÕES DE UM CENTRO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS NA CONTABILIDADE GERENCIAL: UMA ABORDAGEM INSTITUCIONAL1 Artigos

    Beuren, Ilse Maria; Souza, Luciane Regina Braçaroto de; Feuser, Helena de Oliveira Leite

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo analisa, sob a abordagem institucional, as implicações da implantação de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) nas funções da Contabilidade Gerencial. Para tal, foi realizada uma pesquisa de natureza descritiva com abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso em empresa situada na região Sul do Brasil, constituída sob a forma de um CSC. Sob a lente da Teoria Institucional, consubstanciada no modelo proposto por Burns e Scapens (2000), foi analisada a institucionalização de regras e rotinas na Contabilidade Gerencial da empresa. Os resultados da pesquisa mostram que a implantação do CSC teve implicações diretas e indiretas nas funções da Contabilidade Gerencial, visto que foi necessário alterar várias de suas funções, atividades, divisionalizações, inclusive profissionais, portanto, uma reestruturação ampla e profunda em todo o setor. Quanto às dicotomias de mudanças ocorridas com a implantação do CSC, foram observadas mais mudanças formais do que informais, evolucionárias do que revolucionárias e progressivas do que regressivas nas funções da Contabilidade Gerencial. Conclui-se com base na análise triangulada dos dados coletados, que a implantação do CSC na empresa pesquisada teve implicações significativas na estrutura organizacional e na natureza das funções da Contabilidade Gerencial, as quais resultaram na institucionalização de novas regras e rotinas nos moldes preconizados por Burns e Scapens (2000). Os resultados do estudo contribuem para o desenvolvimento de novos papéis na Contabilidade Gerencial, sob o argumento que o modelo de CSC gerou novas regras e rotinas em toda a corporação, com implicações diretas e indiretas nos papéis gerenciais institucionalizados.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este estudio analiza, bajo el enfoque institucional, las implicaciones de la implementación de un Centro de Servicios Compartidos (CSC) en las funciones de la contabilidad de gestión. Para tal, se llevó a cabo investigación descriptiva con enfoque cualitativo a partir de un estudio de caso en una empresa situada en la región Sur de Brasil, organizada en forma de un CSC. A través de la lente de la Teoría Institucional, basado en el modelo propuesto por Burns y Scapens (2000), se analizó la institucionalización de reglas y rutinas en la contabilidad de gestión de la empresa. Los resultados de la encuesta muestran que la implementación de lo CSC tuvo consecuencias directas e indirectas en las funciones de la contabilidad de gestión, ya que era necesario cambiar varias de sus funciones, actividades, divisionalisationes, incluso profesionales, por lo tanto, una reestructuración amplia y profunda en todo el sector. Cuanto a las dicotomías de cambios ocurridos con la implementación del CSC, se observaron más cambios formales que informales, evolucionarios que revolucionarios, y progresivos que regresivos en las funciones de la contabilidad de gestión. Se concluye basado en el análisis de datos triangulada, que la implementación del CSC en la empresa investigada tiene implicaciones importantes en la estructura organizacional y en la naturaleza de las funciones de la contabilidad de gestión, las cuáles resultaran en la institucionalización de las nuevas reglas y rutinas en la manera recomendada por Burns y Scapens (2000). Los resultados del estudio contribuyen al desarrollo de nuevos papeles en la contabilidad de gestión, con el argumento de que el modelo de CSC creó nuevas reglas y rutinas en toda la empresa, con implicaciones directas e indirectas en los papeles de gestión institucionalizados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study analyzes under the institutional approach, the implications of the implementation of a Shared Services Center (SSC) in the functions of management accounting. To do so, a research of descriptive nature was carried out with qualitative approach, from a case study of a company located in southern Brazil, operating with a SSC. Through the lens of the Institutional Theory, based on the model proposed by Burns and Scapens (2000), the institutionalization of rules and routines in the management accounting of the company was analyzed. The survey results show that the implementations of the SSC had direct and indirect implications in the functions of the Management Accounting, as it was necessary to change several of its functions, activities, divisionalisations, including professionals, therefore, a broad and deep restructuring in the whole the area. Regarding the dichotomies of changes that happened with the implementation of the SSC, there were more formal than informal changes, evolutionary than revolutionary, and progressive than regressive in the functions of Management Accounting. It is concluded, based on the triangulated data analysis, that the implementations of the SSC in the company studied had significant implications in the organizational structure and in the nature of the functions of the Management Accounting, which resulted in the institutionalization of new rules and routines, as preconized by Burns and Scapens (2000). The results of the study contribute to the development of new roles in Management Accounting, based on the argument that the SSC model created new rules and routines throughout the corporation, with direct and indirect implications in the institutionalized managerial roles.
  • INSTITUCIONALIZAÇÃO DE COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO GOVERNO DE MINAS GERAIS1 Artigos

    Mendonça, Ricardo Almeida Marques; Cruz, Marcus Vinicius Gonçalves da; Teodosio, Armindo dos Santos de Sousa; Raso, Luciana Sardinha Pinto

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo tem por objetivo analisar, sob a perspectiva da teoria institucional, o processo de implantação de compras públicas sustentáveis pelo Governo do Estado de Minas Gerais, um dos pioneiros nesse processo no Brasil. Realizou-se pesquisa qualitativa por meio de estudo de caso único, utilizando-se de análise documental e entrevistas semi-estruturadas. Pôde-se compreender o papel de diferentes atores que se caracterizaram como forças institucionais no campo organizacional da difusão de compras públicas sustentáveis. A análise demonstra a preponderância de mecanismos de natureza coercitiva, além de circunstâncias ligadas aos “mitos e cerimônias” na difusão de compras públicas sustentáveis no governo em Minas Gerais.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El artículo tiene como objetivo analizar la institucionalización de las compras públicas sostenibles por el gobierno de Minas Gerais, uno de los pioneros en este proceso en Brasil. Hemos llevado a cabo la investigación cualitativa a través del estudio solo caso, utilizando el análisis de documentos y entrevistas semi-estructuradas. Es posible entender el papel de los diferentes actores que se caracterizaron como fuerzas institucionales en el campo de la organización de la difusión de la contratación pública sostenible. El análisis muestra la preponderancia de mecanismos coercitivos naturaleza y circunstancias relacionadas con “mitos y ceremonias” en la difusión de las compras públicas sostenibles en el gobierno de Minas Gerais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article aims to analyze the institutionalization of sustainable public procurement by the government of Minas Gerais, one of the pioneers in this process in Brazil. We conducted qualitative research through single case study, using document analysis and semi-structured interviews. You might understand the role of different actors who were characterized as institutional forces in the organizational field of dissemination of sustainable public procurement. The analysis shows the preponderance of coercive nature mechanisms, and circumstances related to “myths and ceremonies” in the dissemination of sustainable public procurement in government in Minas Gerais.
  • AS LÓGICAS DOS PRODUTORES INVISÍVEIS: SIGNIFICADOS CULTURAIS NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA FAMILIAR1 Artigos

    Dalmoro, Marlon; Medeiros, Luciane; Pauli, Jandir; Amarante, Michael Vieira do

    Resumo em Português:

    RESUMO A produção agrícola tem adotado padrões mundiais, orientada por uma lógica produtivista por meio da produção em larga escala, busca constante de melhora de desempenho, aproveitamento da terra e maximização dos lucros. Estes significados orientam as atividades dentro da comunidade de produtores (PRESS; ARNOULD; MURRAY et al., 2014), mas demonstram-se distantes das lógicas da agricultura familiar, construídas a partir da valorização de aspectos sociais e culturais. Dessa forma, este estudo tem como objetivo compreender a criação de significados culturais acerca da agricultura familiar e a forma como estes significados resultam na construção de lógicas distintas aquelas predominantes no agronegócio. Com base num referencial teórico acerca da construção de significados culturais, adotou-se uma abordagem exploratória por meio de um conjunto de entrevistas com pequenos produtores rurais. Os resultados forneceram três categorias chaves que permeiam a criação de significados na agricultura familiar: formação identitária dos produtores, significados dos alimentos e relações sociais. A análise integrada dos resultados indica a construção de lógicas envolvendo aspectos identitários, sociais, culturais e de produção particulares da agricultura familiar. Os resultados contribuem com o desenvolvimento de políticas públicas e mercadológicas alternativas aquelas predominantes no agronegócio e que respeitam os significados culturais produzidos internamente em grupos não hegemônicos na representação social do universo agrícola.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La producción agrícola ha adoptado estándares globales, guiados por una lógica productivista través de la producción a gran escala, en constante búsqueda de la mejora del rendimiento en el uso del suelo y la maximización de las ganancias. Estos significados orientan las actividades de la comunidad agrícola (PRENSA; ARNOULD; MURRAY et al., 2014), pero aparecen distintos en la lógica de la agricultura familiar, construida a partir de la apreciación de los aspectos sociales y culturales. Por lo tanto, este estudio tiene como objetivo comprender la creación de significados culturales acerca de la agricultura familiar y cómo estos significados resultan en la construcción de lógicas diferentes de las que prevalecen en la agroindustria. Desde un marco teórico acerca de la construcción de significados culturales, esta investigación tiene un enfoque exploratorio a través de una serie de entrevistas con pequeños agricultores. Los resultados proporcionaron tres categorías fundamentales para la creación de sentido en la agricultura familiar: formación de la identidad de los productores, significados de los alimentos y relaciones sociales. El análisis integrado de los resultados indica la construcción de lógicas basados en aspectos de identidad, sociales, culturales y de producción propios de la agricultura familiar. Los resultados contribuyen con el desarrollo de políticas públicas y de mercado alternativas frente las vigentes en la agroindustria, con respecto de los significados culturales producidos internamente en grupos no hegemónicos en la representación social de lo universo agrícola.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Agriculture has adopt global patterns, oriented by a productivist logic involving large scale production, developing strategies for better performance and land exploration and profit maximization. These meanings orient practices inside the farms community (PRESS; ARNOULD; MURRAY et al., 2014), but misrepresent small farms reality, each are involved in alternative social and cultural logics. Thus, this study aims to understand the creation of cultural meanings about family farms and how these meanings result in the construction of different logics those prevailing in agribusiness. Based on a theoretical framework about the construction of cultural meanings, it adopted an exploratory approach through a series of interviews with small farmers. The results provided three key categories that permeate the creation of meaning in family farming: identity formation of producers meanings of food and social relations. The integrated analysis of the results shows the construction of logical involving identity, social, cultural and private production of family farming. The results contribute to the development of alternative public policies and market those prevailing in agribusiness and respecting the cultural meanings internally produced in non-hegemonic groups in social representation of agribusiness universe.
  • OS EFEITOS DA IDENTIFICAÇÃO REGIONAL NO VALOR DA MARCA DO PATROCINADOR ESPORTIVO1 Artigos

    Amorim, João Guilherme Barbosa de; Almeida, Victor Manoel Cunha de

    Resumo em Português:

    RESUMO Desde que foi escolhido como sede da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, o montante de receitas movimentado pelo patrocínio esportivo no Brasil têm crescido significativamente, entretanto, sem que a prática gerencial e a pesquisa acadêmica tenham se desenvolvido no mesmo ritmo. O presente estudo, que visa contribuir para o avanço do conhecimento sobre tema, investigou o impacto da identificação regional do patrocinador e da congruência entre time e patrocinador no valor da marca do patrocinador. As principais referências teóricas do estudo são a teoria da identidade social (TAJFEL; TURNER, 1979), a teoria do esquema (AXELROD, 1973), a teoria da rede associativa (COLLINS; LOFTUS, 1975) e o valor da marca na perspectiva do consumidor (KELLER, 1993). A pesquisa foi realizada em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul (RS), estado marcado pela valorização da cultura regional gaúcha. A amostra foi não-probabilística, composta por 2.116 fãs de Grêmio e Internacional. Foi analisada a relação entre os dois times as marcas Banrisul e a Unimed Porto Alegre, patrocinadoras de ambos os clubes há mais de dez anos. A análise dos dados foi realizada utilizando a Análise Fatorial Exploratória e Análise Fatorial Confirmatória; e foram verificados a confiabilidade e as validades convergente, discriminante e nomológica dos construtos. Para testar as hipóteses substantivas, foi aplicada a Modelagem de Equações Estruturais, usando a técnica ADF. Os resultados empíricos sugerem que o valor da marca do patrocinador é influenciado principalmente de forma indireta pela identificação regional do patrocinador, dado que este efeito é mediado parcialmente pela congruência entre time e patrocinador.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Desde que fue escogido como sed de la Copa Mundial de Fútbol de 2014 y de los Juegos Olímpicos de 2016, la suma de ingresos movida por el patrocinio deportivo en Brasil viene creciendo significativamente. Entretanto, sin que la práctica en gestión y en investigación académica se hayan desarrollado en el mismo ritmo. El presente estudio, que busca contribuir para el avanzo del conocimiento sobre el tema, ha investigado el impacto de la identificación regional del patrocinador y de la congruencia entre equipo y patrocinador en el valor de la marca del patrocinador. Las primeras referencias teóricas del estudio son la teoría de la identidad social (TAJFEL; TURNER, 1979), la teoría del esquema (AXELROD, 1973), la teoría de la red asociativa (COLLINS; LOFTUS, 1975) y el valor de la marca en la perspectiva del consumidor (KELLER, 1993). La investigación fue realizada en Porto Alegre, capital de Rio Grande del Sur (RS), provincia marcada por la valorización de la cultura regional del gaucho. La muestra fue no probabilística, compuesta por 2.116 seguidores de los dos equipos de fútbol Grêmio e Internacional. Fue analizada la relación entre dos de los equipos y las marcas Banrisul y Unimed Porto Alegre, patrocinadoras de ambos los equipos hace más de diez años. El análisis de los datos fue realizado utilizando el Análisis Factorial Exploratorio y el Análisis Factorial Confirmatorio; y fueran verificadas la fiabilidad y la validez convergente, discriminante y nomológico de los constructos. Para probar las hipótesis substantivas, fue aplicado el Modelado de Ecuaciones Estructurales, utilizando la técnica ADF. Los resultados empíricos sugieren que el valor de la marca del patrocinador es influenciado principalmente de forma indirecta por la identificación regional del patrocinador, una vez que el efecto es mediado parcialmente por la congruencia entre equipo y patrocinador.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Since it was chosen as the 2014 World Cup and the 2016 Olympic Games host country, the amount of sport sponsorship revenues in Brazil have grown significantly, however, without the managerial practice and academic research having evolved at the same pace. The present study, that aims to develop the knowledge about the theme, investigated the impact of the sponsor’s regional identification and team-sponsor fit on the sponsor's brand equity. The study’s main theoretical references are the Social Identity Theory (TAJFEL; TURNER, 1979), the Schema Theory (AXELROD, 1973), the Associative Network Theory (COLLINS; LOFTUS, 1975) and the customer-based brand equity (KELLER, 1993). Research was conducted in Porto Alegre, capital of the Rio Grande do Sul (RS), state marked by the appreciation of its regional culture. The sample was non-probabilistic, composed by 2,116 fans of Grêmio and Internacional. The relation between the two teams and the brands Banrisul and Unimed Porto Alegre, sponsors of both clubs for over ten years, was analyzed. Data analysis was performed using Exploratory Factor Analysis and Confirmatory Factor Analysis; and the reliability, convergent; discriminant and nomological validity of the constructs were verified. To test the substantive hypotheses, Structural Equation Modeling using the ADF technique was applied. The empirical results suggest that the sponsor’s brand equity is indirectly influenced by the sponsor’s regional identification, since this effect is partially mediated by the team-sponsor fit.
  • ANTECEDENTES DA INTENÇÃO DE RECOMPRA DE UMA MARCA DE SMARTPHONES Artigos

    Milan, Gabriel Sperandio; Lima, Vinicius Zanchet de; Eberle, Luciene; De Toni, Deonir

    Resumo em Português:

    RESUMO A intenção de recompra possui grande importância no contexto acadêmico e empresarial e, por este motivo, diversos pesquisadores salientam que há lacunas para aprofundar o conhecimento sobre os seus construtos antecedentes. Compreender o fenômeno que leva o consumidor a ter a intenção de recompra de certo produto e/ou serviço de uma marca é um aspecto chave para o sucesso das empresas. Diante disso, o presente estudo analisou a influência do valor percebido, do comprometimento afetivo, do comprometimento normativo e da propaganda boca a boca positiva sobre a intenção de recompra de smartphones de uma determinada marca. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio da aplicação de uma survey. A análise dos resultados foi feita através de estatísticas multivariadas, utilizando-se a técnica da Modelagem de Equações Estruturais para observar e analisar as variáveis que compõem o modelo teórico proposto, através da realização do teste das hipóteses levantadas. A amostra foi composta por 411 consumidores de uma das marcas líderes de mercado de smartphones. Os resultados confirmaram as sete hipóteses testadas, evidenciando o valor percebido, o comprometimento afetivo, o comprometimento normativo, a propaganda boca a boca positiva como antecedentes da intenção de recompra de um smartphone de uma marca específica. Assim, os resultados do presente estudo possibilitam refletir sobre algumas contribuições relevantes do modelo teórico testado em relação à intenção de recompra.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La intención de recompra tiene gran importancia en el ámbito académico y empresarial y, por esta razón, muchos investigadores señalan que existen lagunas y es necesario aumentar el conocimiento acerca de sus construcciones antecedentes. Comprender el fenómeno que lleva al consumidor a tener la intención de recompra de determinado producto y / o servicio de una marca es un aspecto clave para el éxito empresarial. Por lo tanto, el presente estudio examinó la influencia del valor percibido, del compromiso afectivo, del compromiso normativo y de la propaganda boca a boca positiva, en la intención de recompra de una marca de smartphones en particular. Con este fin, un estudio cuantitativo se llevó a cabo mediante la aplicación de una survey. El análisis se realizó utilizando estadísticas multivariantes, usando la técnica de modelos de ecuaciones estructurales para observar y analizar las variables que componen el modelo teórico propuesto, a través de la prueba de hipótesis. La muestra consistió en 411 consumidores de una de las principales marcas de smartphones. Los resultados confirmaron las siete hipótesis probadas, evidenciando el valor percibido, el compromiso afectivo, el compromiso normativo y la propaganda boca a boca positiva como antecedentes de la intención de recompra de un producto de una marca específica. Los resultados de este estudio permiten reflexionar sobre algunas contribuciones importantes del modelo teórico examinado en relación con la intención de recompra.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The repurchase intention has great importance in the academic and business environments and, for this reason, many researchers point out that the gaps related to the understanding of previous constructs should be solved by the promotion of studies and, as a consequence, the increase of knowledge. Understanding the phenomenon that makes the consumer have the intention to repurchase a specific product and / or service of a brand is a key aspect to the success of companies. Thus, the present study examined the influence of: perceived value, affective commitment, normative commitment and positive mouth propaganda in relation to the intention to repurchase a smartphone of a particular brand. To this end, a quantitative research was conducted through the application of a survey. The analysis was performed using multivariate statistics, using the technique of structural equation modeling to observe and analyze the variables that make up the proposed theoretical model, through the testing of hypotheses. The sample consisted of 411 consumers of one of the leading brands of smartphones. The results confirmed the seven hypotheses tested, indicating the perceived value, the affective commitment, normative commitment and positive mouth propaganda as antecedents of the intention to repurchase a smartphone of a specific brand. The results of this study make it possible to reflect on some outstanding contributions tested through the theoretical model regarding the repurchase intention.
  • A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL DE UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA EM UMA ORGANIZAÇÃO FAMILIAR BRASILEIRA1 Artigos

    Cardoso, Eros Renato Silva; Silva, Alfredo Rodrigues Leite da

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste artigo é compreender o fenômeno de transformação de um software, com potencial para ser uma ferramenta estratégica, pelas construções sociais dos atores inseridos em uma organização familiar brasileira. Defende-se que as ferramentas estratégicas podem ser transformadas pelas construções sociais de seus usuários articuladas nos contextos em que estão inseridos. Para compreender o fenômeno dessas transformações nas ferramentas estratégicas, discute-se a temática da construção social nas organizações, reconhecendo as implicações das especificidades sociais das organizações familiares. Esta pesquisa trouxe uma abordagem fenomenológica do mundo social de Schütz. O lócus do estudo foi uma organização familiar do setor de vendas de equipamentos comerciais no estado do Espírito Santo - Brasil. A coleta de dados se deu a partir de dezessete entrevistas semiestruturadas, observação participante e pesquisa documental. A análise dos dados foi inspirada no método fenomenológico. A justificativa deste trabalho está em contribuir para preencher lacunas de pesquisa sobre a transformação das ferramentas estratégicas no “fazer estratégia” em uma ótica socialmente construída, por meio de articulações teóricas e empíricas. Como resultados, questões como o despreparo, o feeling, as redes de motivos e interesses, as imposições, as heranças do contexto, as tentativas (d)e manutenção de práticas, a experiência de vida do indivíduo e interesses organizacionais, entre outras, evidenciaram que as transformações da ferramenta foram causadas pelas redes de motivos e interesses, tanto institucionais quanto específicos dos atores sociais, imersos em construções sociais no contexto.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El propósito de este artículo es entender el fenómeno de la transformación de un software con el potencial de ser una herramienta estratégica, por las construcciones sociales de los agentes de una organización familiar. Se argumenta que las herramientas estratégicas pueden ser transformadas por las construcciones sociales de sus usuarios articulados en los contextos en los que están inseridos. Para entender el fenómeno de estos cambios en las herramientas estratégicas, discute el tema de la construcción social en las organizaciones, reconociendo las implicaciones de las especificidades sociales de las organizaciones familiares Esta investigación trajo un enfoque fenomenológico del mundo social de Schütz. El locus del estudio fue una organización familiar de las ventas de equipos del sector comercial en el estado de Espírito Santo - Brazil. La recolección de datos ocurrió a partir de diecisiete entrevistas semi-estructuradas, observación participante y de investigación de documentos. Análisis de los datos se inspirado en el método fenomenológico. La justificación de este trabajo está en contribuir a llenar lagunas de investigación sobre la transformación de las herramientas estratégicas en el “hacer estrategia” en una óptica socialmente construida, a través de articulaciones teóricas y empíricas. Como resultado, los problemas como la falta de preparación, el feeling, las redes de razones e intereses, imposiciones; los legados del contexto, intentos de (y) mantenimiento de las prácticas, la experiencia de vida del individuo y de los intereses de la organización, entre otros, mostraron que a transformación de la herramienta fueron causados las las redes de los motivos e intereses, tanto de los actores sociales e institucionales específicos, inmerso en las construcciones sociales de contexto.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this article is to understand the phenomenon of transformation of a software with the potential to be a strategic tool, by the social constructions of actors in a family organization. It is argued that strategic tools can be transformed by the social constructs of their articulated users in the contexts in which they are inserted. To understand the phenomenon of these changes in the strategic tools, discusses the theme of social construction in organizations, recognizing the implications of social specificities of family organizations. This research brought a phenomenological approach by the social world of Schütz. The locus of the study was a family organization of sales of commercial equipment sector in the state of Espírito Santo – Brazil. Data collection occurred from seventeen semi-structured interviews, participant observation and document research. Data analysis was inspired on the phenomenological method. The justification for this work is to contribute to filling research gaps about the transformation of strategic tools into “strategy making” in a socially constructed perspective, through theoretical and empirical articulations. As a result, issues such as the lack of preparation, the feeling, the reasons and interests’ networks, levies context of the legacies, attempts and maintenance of practices, the individual's life experience and organizational interests, among others, showed the transformation in tool were caused by the networks of motives and interests, both institutional and specific social actors, immersed in social constructions in context.
  • DECLÍNIO EM PEQUENAS EMPRESAS: ABORDAGENS E TRABALHOS RELEVANTES1 Artigos

    Guerrazzi, Luiz Antonio de Camargo; Serra, Fernando Antonio Ribeiro

    Resumo em Português:

    RESUMO As pequenas empresas por seu relevante papel socioeconômico têm despertado crescente interesse da academia. Altas taxas de mortalidade associados às pequenas empresas têm sido objeto de pesquisas que investigam causas e fatores desencadeadores do declínio organizacional, fenômeno que antecede à morte da empresa. Neste artigo foi realizado um estudo bibliométrico em nove periódicos líderes na pesquisa em pequenas empresas, para obter uma visão geral e estrutural do conhecimento acumulado. Foi obtida uma amostra de 449 artigos relacionados ao declínio publicados entre 1989 e 2014. O método empregado permitiu a análise dos autores mais prolíficos, citações e obras com maior impacto, cocitações para entender a estrutura intelectual do campo e temas pesquisados para entender o foco da pesquisa. Foram empregadas técnicas de análise multivariada de dados como a análise fatorial exploratória e o escalonamento multidimensional (MDS). Foram identificados quatro principais temas pesquisados entrelaçando causas internas e externas como causadoras do declínio: empreendedorismo; administração estratégica e desempenho; inovação e evolução; liabilities (ameaças) e ambiente. Este estudo indica que o declínio é desencadeado pela interação de causas internas e externas às empresas, fazendo um contraponto às pesquisas existentes que abordam ora umas ora outras e não estabelecem uma relação entre elas. Contribui para a academia com as bases sobre as quais novas pesquisas podem ser desenvolvidas e para a prática gerencial uma vez que identifica as causas do declínio e possibilita a tomada de decisões para neutralizá-las.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Las pequeñas empresas, por su significativo papel socioeconómico han han atraído creciente interés del mundo académico. Las altas tasas de mortalidad asociadas a las pequeñas empresas han sido objeto de estudios de investigación de las causas y los factores de deterioro de la organización, un fenómeno que precede a la muerte de la empresa. En este artículo se realizó un estudio bibliométrico en nueve revistas líderes en la investigación en las pequeñas empresas para obtener una visión general y estructural del conocimiento acumulado. Se obtuvo una muestra de 449 artículos relacionados con la disminución publicados entre 1989 y 2014. El método permite el análisis de los autores más prolíficos, citas bibliográficas y trabajar con mayor impacto, co-citas para entender la estructura intelectual del campo e investigó temas para comprender el enfoque de investigación. Las técnicas de análisis de datos multivariados fueron empleados como el análisis factorial exploratorio y escalamiento multidimensional (MDS). Se identificaron cuatro temas principales que se entrelazan factores internos y externos como la causa de la decadencia: el espíritu empresarial; la gestión y el desempeño estratégico; la innovación y la evolución; liabilities (amenazas) y el medio ambiente. Este estudio indica que la disminución es provocada por la interacción de causas internas y externas a las empresas, haciendo un contrapunto a las investigaciones realizadas que no establecen una relación entre ellos. Contribuye a la academia con la base sobre la cual se puede desarrollar nuevas investigaciones y con las prácticas de gestión por identificar las causas de la decadencia y permite la tomada de decisiones para neutralizarlos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Small businesses for their socio-economic relevance have aroused growing interest from academia. High mortality rates associated with small businesses have been the subject of research delving causes and triggering factors of organizational decline, a phenomenon that precedes the death of the company. In this article it was performed a bibliometric study in nine top ranked journals in research over small businesses to get a general and structural view of the accumulated knowledge. It was obtained a sample of 449 articles related to the decline published between 1989 and 2014. The method allows the analysis of the most prolific authors, citations and work with greater impact, co-citations to understand the intellectual structure of the field and researched topics to understand the focus of search. Multivariate data analysis techniques were employed as exploratory factor analysis and multidimensional scaling (MDS). It was identified four main themes interweaving internal and external factors as the causes of the decline: entrepreneurship; strategic management and performance; innovation and evolution; liabilities (threats) and the environment. This study indicates that the decline is triggered by the interaction of internal and external causes to companies, making a counterpoint to existing research addressing that does not establish a relationship between them. It contributes to the academia with the basis on which new research can be developed and to management practice since identifies the causes of the decline and enables decision making to neutralize them.
  • PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONAL EM CONTABILIDADE: ANÁLISE DAS TESES E DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS ENTRE 2007 E 20161 Artigos

    Pontes, Emiliano Sousa; Silva, Régis Barroso; Cabral, Augusto Cézar de Aquino; Santos, Sandra Maria dos; Pessoa, Maria Naiúla Monteiro

    Resumo em Português:

    RESUMO Nos últimos anos, a pós-graduação na área da contabilidade cresceu consideravelmente no Brasil e, consequentemente, tem havido um aumento expressivo das pesquisas científicas nesse campo. O objetivo do presente estudo consiste em analisar as teses e dissertações produzidas nos cursos de pós-graduação stricto sensu da área da Contabilidade no período de 2007 a 2016, tomando como base as informações dos trabalhos disponibilizadas no Banco de Teses & Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Esta pesquisa torna-se relevante porque proporciona o mapeamento da última década de produção acadêmica dos programas de pós-graduação selecionados. Trata-se de um estudo bibliométrico de caráter descritivo no qual os resultados apontam para um maior nível de produtividade pelo programa de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP). Como principais temas das teses e dissertações produzidas no período destacaram-se, primeiramente, controladoria e contabilidade gerencial, seguido por contabilidade financeira. Quanto aos aspectos metodológicos das produções, foi encontrada uma maior preferência pela realização de pesquisas quantitativas, descritivas e de caráter empírico. Acredita-se que os resultados obtidos possibilitam identificar as características da natureza do conhecimento gerado no campo de estudo da contabilidade, demonstrando as principais tendências de pesquisa na área.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En los últimos años, el posgrado en el área de la contabilidad creció considerablemente en Brasil y, consecuentemente, ha habido un aumento expresivo de las investigaciones científicas en ese campo. El objetivo del presente estudio consiste en analizar las tesis y disertaciones producidas en los cursos de postgrado stricto sensu del área de la Contabilidad en el período de 2007 a 2016, tomando como base las informaciones de los trabajos disponibilizados en el Banco de Teses & Dissertações de la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).. Esta investigación se vuelve relevante porque proporciona el mapeo de la última década de producción académica de los programas de postgrado seleccionados. Se trata de un estudio bibliométrico de carácter descriptivo en el cual los resultados apuntan a un mayor nivel de productividad por el programa de postgrado de la Universidad de São Paulo (USP). Como principales temas de las tesis y disertaciones producidas en el período se destacaron, primero, controlador y contabilidad gerencial, seguido por contabilidad financiera. En cuanto a los aspectos metodológicos de las producciones, se encontró una mayor preferencia por la realización de investigaciones cuantitativas, descriptivas y de carácter empírico. Se cree que los resultados obtenidos posibilitan identificar las características de la naturaleza del conocimiento generado en el campo de estudio de la contabilidad, demostrando las principales tendencias de investigación en el área.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In recent years, post-graduation in accounting has grown considerably in Brazil and, consequently, there has been a significant increase in scientific research in this field. The objective of the present study is to analyze the theses and dissertations produced in the stricto sensu postgraduate courses in the area of ​​Accounting in the period from 2007 to 2016, based on the information of the works made available in the Banco de Teses & Dissertações of Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). This research becomes relevant because it provides the mapping of the last decade of academic production of the selected graduate programs. This is a descriptive bibliometric study in which the results point to a higher level of productivity by the postgraduate program of the University of São Paulo (USP). The main themes of theses and dissertations produced in the period were managerial accounting and managerial accounting, followed by financial accounting. As for the methodological aspects of the productions, a greater preference was given for the accomplishment of quantitative, descriptive and empirical researches. It is believed that the results obtained allow to identify the characteristics of the nature of the knowledge generated in the field of accounting study, demonstrating the main research trends in the area.
  • COMPLICA OU DESCOMPLICA? REFLEXÕES SOBRE DECISÕES DE FAZER OU COMPRAR NA MAIOR STARTUP BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO1 Casos De Ensino

    Pereira, Rafael Carvalho; Araujo, Fernando Oliveira de

    Resumo em Português:

    RESUMO O caso narra a trajetória da startup de educação Descomplica desde a idealização da empresa até o seu crescimento, evidenciando os dilemas organizacionais relacionados às decisões de fazer ou comprar (the make-buy decision) em seus processos-chave, com vistas a conciliar um crescimento exponencial de clientes com atenção especial na qualidade dos serviços prestados. A situação narrada acontece entre os anos de 2010 e 2012, tendo o fundador da empresa Marco Fisbhen como o principal personagem deste caso. O referido empreendedor, com a experiência acumulada de 17 anos ministrando aulas em cursinhos pré-vestibulares presenciais, resolveu gravar suas aulas e disponibiliza-las online com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), visando dar escala ao serviço prestado, utilizando a internet como principal mecanismo de distribuição. Os desafios enfrentados por Fisbhen e sua organização nascente na obtenção de investimentos também são tratados no caso, analisando os fatores positivos e negativos das opções de aportes financeiros disponíveis para a empresa. Como instrumento de ensino, o caso foi concebido para apoiar reflexões sobre empreendedorismo, gestão de negócios e de inovação em cursos de graduação e pós-graduação, proporcionando a discussão e o julgamento de estudantes sobre as vantagens e desvantagens de cada uma das situações narradas no documento. Como objetivo secundário, o caso oferece aos leitores uma abordagem sobre ferramentas para formatação do negócio, desenvolvimento e validação de ideias, inspiradas nos ensinamentos de Eric Ries e outros autores sobre startups e startups enxutas (lean startups). O caso ainda contempla uma série de informações sobre a educação no cenário brasileiro, destacando a tendência e aumento do crescimento do público-alvo da referida empresa com a unificação do ENEM em 2009.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El estudio de caso cuenta la trayectoria de la startup de educación de nombre Descomplica, desde la idealización de la empresa hasta su crecimiento, mostrando los problemas organizacionales relacionados a las decisiones de hacer o comprar (the make-buy decision) para sus procesos llaves, debido al crecimiento exponencial de sus clientes, dando atención especial a la calidad de los servicios entregados. La situación mostrada de la startup sucede entre los años de 2010 hasta 2012, teniendo a Marco Fisbhen fundador de la empresa, como principal actor de este caso. El referido emprendedor tiene una experiencia acumulada de 17 años dando clases en cursos preuniversitarios, debido a esta experiencia Marco decidió gravar sus clases para que así las personas las asistieran de forma online, el foco de estas clases era para el examen nacional de enseño medio de Brasil. Los desafíos enfrentados por Fisbhen son tratados en el caso, analizando los factores positivos y negativos de las opciones de aportes financieros disponibles para la empresa. Como herramienta de aprendizaje, este caso fue creado para apoyar las reflexiones sobre las acciones de los emprendedores, gestión de negocios y innovación en los cursos de graduación y de post graduación, entregando discusiones para el juzgamiento de los estudiantes sobre las ventajas y desventajas en cada una de las situaciones narradas en el documento. Como objetivo segundario el caso entrega a los lectores un abordaje sobre las herramientas para la estructuración de negocios, desarrollo y validación de ideas inspiradas en los enseñamientos de Eric Ries y otros autores sobre las startups y startup limpias (lean startups). El caso también entrega varias informaciones sobre la educación en Brasil, destacando las tendencias y aumento del crecimiento del público objetivo de la empresa discutida con su unificación con el examen nacional de enseño medio (ENEM) en 2009.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The case recounts the path taken by the educational startup Descomplica (uncomplicate in english), from the original idea that created the company until its growth, highlighting the organizational dilemmas related to the make-buy decisions in its key processes, aiming to combine the exponential growth in client-base with special attention to quality in the services provided. The situation described takes place between 2010 and 2012, and has the company’s founder Marco Fisbhen as the main character in this case. The entrepreneur, who boasted a 17-year experience in administering live classes in college exam preparatory courses, decided to record his lectures and make them available online with the National Secondary Education Exam (known by its Portuguese acronym “ENEM”) in mind, aiming to scale the service provided by using the internet as the main distribution media. The challenges faced by Fisbhen and his organization beginning with the acquisition of investments, are also discussed in the case, which analyzes the pros and cons of the financing options made available to the company. As a teaching tool, the case was devised to support entrepreneurial ideals, business management, and innovation in undergraduate and graduate courses, promoting the discussion and evaluation among students of the advantages and disadvantages of each of the situations described in the document. As a secondary goal, the case offers to readers an introduction to tools for business structuring, development, and the validation of ideas, inspired by the teachings of Eric Ries and other authors of literature on startups and lean startups. The case additionally provides a great array of information about education in the Brazilian landscape, highlighting its tendency to increase the growth of the target market for the company in question, with the standardization of ENEM in 2009.
  • TRADIÇÃO E INOVAÇÃO NA ERA DIGITAL: VALOR SIMBÓLICO, CULTURA E MARKETING1 Casos De Ensino

    Bezerra, Cecília Oliveira; Davel, Eduardo Paes Barreto

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste caso de ensino é gerar aprendizagem sobre a criação de valor simbólico e cultural de bens de consumo no contexto da comunicação virtual. Dessa forma, o caso também permite aprender sobre a importância desse tipo de valor dentro das práticas de marketing digital. A história gravita em torno da gestora Anna, que enfrenta uma crise na empresa que administra com sua mãe, diretora e fundadora. A Tear é uma empresa no segmento de moda, que confecciona objetos caracterizados pelo design sofisticado, trabalho artesanal refinado e peças únicas. Ao atender uma consumidora que pretende adquirir um vestido de noiva, Anna escuta um relato sobre a Tiffany’s & Co. e vislumbra, então, uma alternativa potencial para enfrentar a crise. Depois de conversar com a diretora, decide investir em uma visita na sede da Tiffany’s & Co. em Nova Iorque, nos Estudos Unidos. Ela conversa com várias pessoas e adquire várias experiências. Com tudo isso, Anna descobre como o marketing digital e o comércio eletrônico podem transformar produtos artesanais em objetos de desejo, conciliando inovação com tradição. Todavia, descobre também o inverso: como a dimensão cultural e simbólica pode qualificar as práticas de marketing digital.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo de este caso de enseñanza es generar aprendizaje sobre la creación de valor simbólico y cultural de los bienes en el contexto de la comunicación virtual. Por lo tanto, el caso también nos permite aprender sobre la importancia de este tipo de valor dentro de las prácticas de marketing digital. La historia tiene lugar en torno a la gestión de Anna, frente a una crisis en la empresa que maneja con su madre, actual directora y fundadora. Tear es una empresa del segmento de la moda que fabrica objetos caracterizados por un diseño sofisticado, artesanía refinada y piezas únicas. Cuando Anna estaba ayudando a un cliente a elegir un vestido de novia, escucha una historia sobre Tiffany's & Co. y ella percibe como una alternativa potencial para enfrentar la crisis de la compañía. Después de hablar con el director, Anna decide visitar la sede de Tiffany & Co. en Nueva York. Ella habla con varias personas y tuvo diferentes experiencias. Al final, Anna descubre cómo el marketing digital y el comercio electrónico pueden transformar los productos artesanales en objetos de deseo, combinando la innovación con la tradición. Sin embargo, también se percibe lo opuesto: cómo la dimensión cultural y simbólica puede calificar las prácticas de marketing digital.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this teaching case is to generate learning about the creation of symbolic and cultural value of goods in the context of virtual communication. Thus, the case also lets us learn about the importance of this kind of value within the digital marketing practices. The story takes place around the management of Anna, facing a crisis in the company that she manages with his mother, current director and founder. Tear is a company in the fashion segment, which manufactures objects characterized by sophisticated design, refined craftsmanship and unique pieces. When Anna was helping a costumer choosing a wedding dress, hears a story about Tiffany's & Co. and perceive it as a potential alternative to face the company crisis. After talking to the director, Anna decides to visit the headquarters of Tiffany & Co. in New York. She talks to several people and had different experiences. In the end, Anna discovers how digital marketing and e-commerce can transform craft products into objects of desire, combining innovation with tradition. However, she also gets the opposite: how cultural and symbolic dimension can qualify digital marketing practices.
Escola de Administração da UFRGS Escola de Administração da UFRGS, Rua Washington Luis, 855 - 2° Andar, 90010-460 Porto Alegre/RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-3823, Fax: (55 51) 3308 3991 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: read@ea.ufrgs.br