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A percepção da imagem de preço em serviços: um estudo de abordagem quantitativa sobre os cursos de lato sensu de uma Universidade

The price image perception in services: a quantitative research at postgraduate University courses

A imagem de preço pode ser definida como uma variável latente e multidimensional que consiste numa convicção subjetiva e emocional associada a fatores relacionados com o preço de um produto ou serviço (ZIELKE, 2006; 2011). Assim, este estudo identifica que a imagem de preço de serviço pode ser mensurada a partir de quatro dimensões: Dimensão Funcional, Valor Percebido, Nível de Preço e Dimensão Emocional. A partir destes fatores este trabalho buscou testar e validar uma escala de imagem de preço de serviço de modo a identificar a influência destas dimensões sobre as intenções de recompra. Tal escala foi aplicada a uma amostra de 159 estudantes dos cursos de pós-graduação lato sensu de uma Universidade privada. Os resultados apontam que esta escala apresenta uma boa confiabilidade, validade e que as dimensões funcionais, relacionadas aos aspectos da infra-estrutura, ao corpo docente e a qualidade, e a dimensão de valor percebido, relacionada à percepção de custo versus benefícios são as que mais influenciam na intenção de recompra dos estudantes. Ainda, as análises multivariadas de regressão, ANOVA e cluster apontaram diferenças significativas na percepção das dimensões e na intenção de recompra entre os estudantes no início, meio e final do curso, o que reflete a natureza e a complexidade deste constructo, uma vez que está associado à experiência de consumo.

Imagem de Preço; Preço; Comportamento do Consumidor


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