Acessibilidade / Reportar erro

TEORIA DAS OPÇÕES REAIS E CLASSIFICAÇÃO DE PACIENTES POR DIAGNOSIS RELATED GROUPS: COMO ESSES DIFERENTES CAMPOS PODERIAM SE RELACIONAR?

Em um ambiente complexo, os gestores das organizações hospitalares devem tomar decisões difíceis o tempo todo. Por isso, ferramentas e técnicas, que buscam compreender o passado e projetar o futuro, são muito importantes. Em algumas situações, a complexidade encontrada exige a transferência de conhecimento de outras áreas, a fim de encontrar soluções e desenvolver ferramentas que proporcionem uma gestão eficiente dos recursos. Nesse cenário, este artigo tem como objetivo principal apresentar uma discussão teórica que traz a relação entre a Teoria das Opções Reais e os Diagnosis Related Groups (DRG), a fim de identificar possíveis pontos que fundamentam o uso de opções reais em DRG. Os resultados demonstram que, tendo como foco principal a condição do paciente, ambos são aplicados no ambiente hospitalar com o objetivo de subsidiar a tomada de decisão, mas não em conjunto. Além disso, as diferenças observadas tornam a combinação de alguns de seus conceitos relevantes para a tomada de decisão.

Palavras-chave:
classificação de pacientes; grupo relacionado ao diagnóstico; opções reais


Escola de Administração da UFRGS Escola de Administração da UFRGS, Rua Washington Luis, 855 - 2° Andar, 90010-460 Porto Alegre/RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-3823, Fax: (55 51) 3308 3991 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: read@ea.ufrgs.br