Acessibilidade / Reportar erro

INCUBADORAS DE NEGOCIOS EN RED: CAPITAL INTELECTUAL DE INCUBADORAS DE NEGOCIOS DE LATINOAMÉRICA Y LA RELACIÓN CON SU ÉXITO

RESUMO

No presente estudo, é feita uma análise do capital intelectual de incubadoras de empresas na América Latina e os efeitos de diferentes indicadores em relação ao sucesso de uma incubadora de empresas (encontrada em um ranking de incubadoras), baseada em um modelo de capital intelectual com visão de incubadora em rede. Para isso, foi usado o modelo Intellectus, por ser considerado um dos modelos mais completos, compreensíveis e simples de aplicar, além de aprofundar nos ativos intangíveis das organizações, que é a proposta deste estudo. Trata-se de uma pesquisa descritiva e explicativa com levantamento de dados a partir da aplicação de questionários com gestores de 39 incubadoras de diferentes países. Foram analisadas 39 incubadoras de empresas de 7 países diferentes, sendo eles, Argentina, Bolívia, Chile, México, Paraguai, Peru e Uruguai, e também foram consideradas as respostas de 59 colaboradores das mesmas. Adotou-se uma abordagem quantitativa, usando-se de testes estatísticos para testar as hipóteses feitas. Por fim, os resultados indicam que o número de incubados, as incubados que possuem vendas no exterior, suas vendas totais, alianças nacionais e internacionais, alianças públicas ou privadas e a rotação de funcionários influenciam positivamente o sucesso de uma incubadora. Pesquisas futuras devem reformular os indicadores considerados e, ao mesmo tempo, incluir mais indicadores de capital humano e capital estrutural.

Palavras-chave:
Capital intelectual; Incubadoras de empresas; Incubadoras de empresas em rede

Escola de Administração da UFRGS Escola de Administração da UFRGS, Rua Washington Luis, 855 - 2° Andar, 90010-460 Porto Alegre/RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-3823, Fax: (55 51) 3308 3991 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: read@ea.ufrgs.br