Acessibilidade / Reportar erro

A ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA DE ROBERTO SIMONSEN E A IDEOLOGIA DA TERCEIRA VIA NO CAPITALISMO ATRÓFICO BRASILEIRO2 2 Agradecemos à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela bolsa de doutorado concedida a um dos autores deste artigo. Agradecemos a Rômulo Cristaldo pela leitura e pelos comentários feitos à primeira versão do texto. Agradecemos também ao Serviço de Atendimento ao Usuário e Apoio às Bibliotecas, da Divisão de Biblioteca da Escola Politécnica (EPUSP); e ao Serviço de Biblioteca do Instituto de Estudos Brasileiros da USP pela digitalização de materiais de Simonsen que ajudaram a viabilizar o presente artigo.

THE ROBERTO SIMONSEN'S POLITICAL ADMINISTRATION AND THE THIRD WAY IDEOLOGY IN THE BRAZILIAN ATROPHIC CAPITALISM

LA ADMINISTRACIÓN POLÍTICA DE ROBERTO SIMONSEN E LA IDEOLOGIA DE LA TERCERA VÍA EN EL CAPITALISMO ATROFICO BRASILEÑO

RESUMO

O objetivo do presente artigo é apresentar a propositura de administração política de Roberto Simonsen como variante da ideologia da terceira via. Para tanto, utilizou-se os fundamentos materialistas da determinação social do pensamento que reconhece não apenas as condições concretas, como pressupostos objetivos para as formações ideais, como também sublinha a particularidade dos casos específicos. Assim, o ideário de Simonsen, extraído dos seus textos entre 1919 e 1947, foi considerado a partir dos traços semicoloniais do Brasil de então. As conclusões apontam para aspectos progressivos e regressivos na propositura de Simonsen, salientando que a ideologia da terceira via foi adaptada às condições nacionais à luz das aspirações industrialistas.

Palavras-chave:
Roberto Simonsen; Administração política; Terceira via; Brasil

Escola de Administração da UFRGS Escola de Administração da UFRGS, Rua Washington Luis, 855 - 2° Andar, 90010-460 Porto Alegre/RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-3823, Fax: (55 51) 3308 3991 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: read@ea.ufrgs.br