Acessibilidade / Reportar erro

DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA DOS EFEITOS DA IDENTIFICAÇÃO CLUBÍSTICA EM TORCEDORES DE FUTEBOL1 1 Recebido em 1552020, aceito em 2422021.

DEVELOPMENT AND VALIDATION OF A SCALE FOR MEASURING THE EFFECTS OF TEAM IDENTIFICATION AMONG SOCCER FANS

DESARROLLO Y VALIDACIÓN DE UNA ESCALA DE LOS EFECTOS DE LA IDENTIFICACIÓN CLUBISTA EN LOS AFICIONADOS AL FÚTBOL

RESUMO

O presente trabalho busca desenvolver e validar uma escala que mensure os efeitos da identificação clubística em torcedores de futebol. Esses efeitos são explorados a partir de duas avenidas: atitudinal (comprometimento clubístico) e comportamental (lealdade e consumo clubístico). Foi aplicada uma survey em duas amostras, sendo uma online e não-probabilística para análise fatorial exploratória (477 respondentes) e outra presencial e probabilística para análise fatorial confirmatória (363 respondentes). Considerando que o futebol é um dos principais veículos de expressão dos brasileiros, a escala fornece uma abordagem útil à mensuração de elementos importantes inerentes ao consumo do esporte. O artigo contribui com a área de marketing, ampliando a capacidade científica para capturar a complexidade dos efeitos da identificação do torcedor de futebol com seu clube. A utilização prática do instrumento permite que os clubes possam ter diagnósticos mais consistentes e confiáveis das atitudes e comportamentos dos seus torcedores.

Palavras-chave:
Marketing esportivo; Identificação clubística; Torcedores; Clubes de futebol; Escalas de marketing

Escola de Administração da UFRGS Escola de Administração da UFRGS, Rua Washington Luis, 855 - 2° Andar, 90010-460 Porto Alegre/RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-3823, Fax: (55 51) 3308 3991 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: read@ea.ufrgs.br