Acessibilidade / Reportar erro

A intensidade da dor e a limitação funcional não estão relacionadas com os achados em imagens de pacientes com dor no ombro* * Recebido do Centro Universitário Augusto Motta, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

O quadro doloroso do ombro limita o paciente de realizar suas tarefas diárias, assim como de realizar atividades dentro da sua jornada de trabalho. O objetivo deste estudo foi avaliar a relação entre a intensidade da dor, a incapacidade e os achados no exame de imagem de pacientes com dor no ombro.

MÉTODOS:

Foi realizado um estudo observacional analítico em 54 pacientes com possível lesão de ombro. Os participantes responderam um questionário de incapacidade, uma escala de intensidade de dor e em seguida foram submetidos ao exame de imagem. Foi realizada a análise de correlação entre a incapacidade, a intensidade de dor e o diagnóstico por imagem, além da comparação da intensidade da dor e do nível de incapacidade entre os participantes com e sem anormalidade no exame de imagem.

RESULTADOS:

A intensidade de dor média encontrada foi de 7,4±2,52. Houve alto grau de incapacidade (média de 57,2%). Nos exames de imagem analisados foram encontradas anormalidades em 59,3% dos laudos. Não houve correlação entre os achados na imagem e a intensidade de dor, assim como não houve correlação entre os achados na imagem e a incapacidade. Observou-se alta correlação entre intensidade de dor e o nível de incapacidade (Rho=0,67; p<0,001). A intensidade de dor e incapacidade não foram diferentes entre os participantes com ou sem algum tipo de anormalidade nos exames de imagem.

CONCLUSÃO:

Pacientes com queixas na região do ombro podem apresentar limitações nas atividades de vida diária e presença de dor, mesmo sem achados no exame de imagem.

Avaliação da deficiência; Dor de ombro; Exame físico; Exames médicos; Radiografia


Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br