Acessibilidade / Reportar erro

Estimulação elétrica transcraniana por corrente contínua em fibromialgia: efeitos sobre a dor e a qualidade de vida, avaliados clinicamente e por cintilografia de perfusão cerebral* * Recebido do Hospital Universitário Onofre Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Estimulação Elétrica Transcraniana por Corrente Contínua é um método de neuromodulação no tratamento de doenças neuropsiquiátricas e outras. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito dessa técnica sobre a dor e qualidade de vida em pacientes fibromiálgicos, além de estudar imagens cerebrais por Cintilografia de Perfusão Cerebral, antes e após procedimentos.

MÉTODOS:

Estudo prospectivo, duplamente encoberto, aleatório, controlado, braços paralelos, avaliados clinicamente e por tomografia computadorizada de emissão de fóton único (Spect Cerebral). Amostra constituída por 20 pacientes do gênero feminino fibromiálgicos, dois grupos de 10, sobre dor e qualidade de vida pela Escala Analógica Visual da dor, Questionário de Qualidade de Vida-SF-36, Questionário sobre Impacto da Fibromialgia e mensuração do nível de dor em pontos sensíveis, através do Algiômetro de Fischer. O grupo efetivo recebeu estimulação anódica 1,0mA, 20 minutos, em M1 à esquerda, catodo posicionado na região supraorbital direita, uma vez por semana perfazendo 10 semanas consecutivas. O grupo Sham não recebeu impulsos elétricos.

RESULTADOS:

No grupo efetivo observou-se redução dos escores do Questionário de Impacto da Fibromialgia (55,36 para 35,42; p=0,0059) e da Escala Analógica Visual (6,05 para 3,60;p=0,0316). Houve diferença estatisticamente significativa (p<0,05) em relação aos valores mensurados dos pontos-gatilho no grupo efetivo. No grupo efetivo observou-se evidência de diferença estatisticamente significativa na avaliação do SF-36 (p<0,05), quanto aos domínios de Capacidade Funcional, Aspectos Físicos e Emocionais, onde os pacientes após o tratamento aumentaram os respectivos índices estudados. No Spect Cerebral foram observadas em 3 pacientes do grupo efetivo, modificações significativas nas imagens com redução da hipoperfusão biparietal observada antes do tDCS e aparecimento de novas áreas com hiperperfusão em núcleos da base, após procedimentos. No grupo Sham não foram observadas alterações significativas nas imagens dos Spects Cerebrais.

CONCLUSÃO:

A Estimulação Elétrica Transcraniana por Corrente Contínua foi eficaz no controle terapêutico da dor e promoveu melhora na qualidade de vida dos pacientes fibromiálgicos. O Spect Cerebral contribuiu na avaliação complementar da Fibromialgia.

Cintilografia; Dor crônica; Estimulação elétrica; Fibromialgia; Neuromodulação


Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br