Acessibilidade / Reportar erro

Estratégias de compensação na produção do flape alveolar em casos de anquiloglossia

RESUMO

Objetivo:

verificar as estratégias compensatórias utilizadas por indivíduos com anquiloglossia durante a produção do som consonantal flape alveolar /ɾ/.

Métodos:

estudo transversal, observacional, analítico e comparativo realizado com 88 sujeitos, sendo 44 portadores de anquiloglossia e 44 com frênulo lingual normal, pareados por idade e sexo. Foram filmadas amostras de fala de todos os sujeitos, sendo solicitado a cada um dos participantes que repetisse a sílaba /ɾa/ cinco vezes, numa sequência encadeada. As filmagens foram analisadas quadro a quadro para verificação dos movimentos de língua, lábios e mandíbula durante a produção do flape alveolar, por fonoaudiólogas especialistas em Motricidade Orofacial. Foi utilizado o Teste Exato de Fisher para análise dos dados, adotando-se o nível de significância de p≤0,05.

Resultados:

quando comparadas as produções de fala de sujeitos com e sem anquiloglossia, a análise quadro a quadro da produção do flape alveolar mostrou que sujeitos com anquiloglossia apresentaram variadas estratégias de compensação para a produção desse fone, mostrando uma diferença estatisticamente significante (p=0,001) entre os grupos.

Conclusão:

sujeitos com anquiloglossia utilizam estratégias compensatórias variadas de lábios, língua e mandíbula para a produção da consoante flape alveolar.

Descritores:
Freio Lingual; Anquiloglossia; Fala; Transtornos da Articulação

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br