Acessibilidade / Reportar erro

Formação do fonoaudiólogo para atuação educacional: o que referem os estudantes de Fonoaudiologia

RESUMO

Objetivo:

discutir a formação do fonoaudiólogo para atuação educacional, a partir do que referem os estudantes de Fonoaudiologia.

Métodos:

participaram da pesquisa 29 discentes do 7º período do curso de Fonoaudiologia de duas Instituições de Ensino Superior. Utilizou-se um questionário elaborado especificamente para o estudo composto por questões abertas e fechadas a respeito do perfil dos estudantes e de sua formação para atuação em contexto educacional. Além disso, foram coletadas informações das ementas das disciplinas relacionadas a Fonoaudiologia Educacional nessas duas instituições. Os dados foram analisados de forma quanti-qualitativa.

Resultados:

os resultados indicaram que a soma das cargas horárias das disciplinas voltadas à educação pode ser considerada baixa e que as ementas de tais disciplinas não contemplam pontos importantes para a formação do fonoaudiólogo com vistas a atuação educacional. Além disto, os participantes referiram que a maioria das atividades práticas acontecem na educação infantil ou no ensino fundamental, com objetivos relacionados a uma visão médico-centrada. Os estudantes apontaram, ainda, a necessidade de melhorias na formação do fonoaudiólogo para atuação educacional.

Conclusão:

os estudantes referiram que sua formação necessita de ampliação de carga horária, conteúdos e vivências que permitam sua inserção em contexto educacional de forma consciente, crítica e responsável.

Descritores:
Fonoaudiologia; Educação; Educação Superior; Estudantes

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br