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Fonoaudiologia Educacional nas grades curriculares dos cursos de Fonoaudiologia do Brasil

RESUMO

Objetivo:

investigar a inserção da Fonoaudiologia Educacional nas grades curriculares dos cursos de Fonoaudiologia no Brasil.

Métodos:

trata-se de uma pesquisa documental exploratória descritiva, com base em informações documentais de domínio público. Para a coleta de dados foram realizadas pesquisas no site do Conselho Federal de Fonoaudiologia seguida pela análise das matrizes curriculares de cada uma das instituições.

Resultados:

das 72 Instituições de Ensino Superior que oferecem o curso de bacharelado em Fonoaudiologia no Brasil e possuem a matriz curricular disponível no site, 34 possuem alguma disciplina voltada para a Fonoaudiologia Educacional. Na maioria das instituições, a disciplina possui carga horária igual ou maior que 40h, sendo que 87,88% dessas disciplinas tem caráter exclusivamente teórico.

Conclusão:

a presença da Fonoaudiologia Educacional nas grades curriculares é um avanço, porém ainda há um longo caminho a percorrer e ajustes a serem feitos para que a formação do fonoaudiólogo contemple satisfatoriamente o campo educacional.

Descritores:
Fonoaudiologia; Educação; Educação Superior

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