Acessibilidade / Reportar erro

A disfagia no acidente vascular cerebral: análise das competências do processo de cuidado da equipe interdisciplinar

RESUMO

Objetivo:

analisar as competências da equipe interprofissional no cuidado ao paciente disfágico acometidos por Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Métodos:

trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva na perspectiva da investigação qualitativa. Os participantes da pesquisa foram selecionados aleatoriamente, sendo técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e médicos que prestam assistência a pacientes acometidos por AVC na fase aguda e sub-aguda. O cenário de estudo foi a unidade de AVC e a enfermaria neurológica do hospital referência em Neurologia do estado do Ceará, Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada e gravada. Os dados obtidos foram organizados e analisados segundo a técnica de análises temáticas proposta por Bardin.

Resultados:

com base nos depoimentos, elencaram-se três categorias temáticas: “conceituando e identificando a disfagia”, “saberes sobre a prevenção da broncoaspiração em pacientes acometidos por AVC” e “a broncoaspiração como complicação da disfagia”. As falas dos profissionais revelaram que alguns profissionais mostraram dúvida e até mesmo desconhecimento sobre o que é a disfagia.

Conclusão:

o presente estudo evidenciou a complexidade da assistência ao paciente com disfagia pós AVC. Dessa forma, esse cenário nos faz refletir sobre a necessidade da educação permanente no serviço de atuação e da interdisciplinaridade entre as categorias profissionais.

Descritores:
Disfagia; Fonoaudiologia; Acidente Vascular Cerebral; Pneumonia; Avaliação em Saúde

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br