Acessibilidade / Reportar erro

Uso do programa Dangerous Decibels® para trabalhadores de empresa frigorífica e seus filhos: estudo piloto intergeracional

RESUMO

Objetivo:

relatar o uso do programa Dangerous Decibels® para trabalhadores de uma empresa frigorífica e seus filhos como estratégia de intervenção em saúde auditiva.

Métodos:

o estudo caracteriza-se como um estudo de intervenção, realizado na cidade de Chapecó, no estado de Santa Catarina. Participaram do estudo, oito trabalhadores de uma empresa frigorífica e seus filhos. Foram utilizadas as estratégias propostas pelo Programa Dangerous Decibels®.

Resultados:

as estratégias do programa Dangerous Decibels®, contribuíram para a reflexão sobre o ruído e favoreceram a interação entre os participantes. Os trabalhadores e seus filhos assumiram o compromisso mútuo de proteger e preservar a audição, levando adiante o conhecimento adquirido para os demais familiares, amigos e colegas de trabalho. Os três princípios básicos do programa Dangerous Decibels®: afastar-se do ruído, abaixar o volume e proteger os ouvidos, foram adotados pelos participantes.

Conclusão:

o programa Dangerous Decibels® desenvolvido em um contexto intergeracional, foi bem recebido e aceito pelos trabalhadores e seus filhos. Como estratégia de intervenção educativa em saúde auditiva, ele mostrou-se viável, conveniente e com conteúdo adequado para ser usado simultaneamente em populações com faixas etárias diferentes.

Descritores:
Saúde do Trabalhador; Perda Auditiva; Perda Auditiva Provocada Por Ruído; Zumbido; Conscientização; Educação

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br