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Contributos das abordagens musicais no desenvolvimento das habilidades auditivas, de fala e linguagem de crianças e adolescentes usuários de implante coclear: uma revisão de escopo

RESUMO

Objetivo:

mapear, por meio de uma revisão de escopo, os contributos das abordagens musicais para o desenvolvimento das habilidades auditivas, de fala e linguagem de crianças e adolescentes usuários de implante coclear (IC).

Métodos:

esta revisão foi conduzida de acordo com o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and the Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR) e registrada no PROSPERO com o número de registro da revisão: CRD42020205581. Foi realizada uma busca bibliográfica nas bases de dados em 2020 e atualizada em agosto de 2023. Não foram aplicados limites de data e idioma.

Revisão da Literatura:

foram encontrados 1.351 estudos por meio da estratégia de busca e após a avaliação de elegibilidade baseada pela estratégia PCC, 11 estudos foram selecionados e analisados na íntegra.

Conclusão:

os estudos demonstraram que as abordagens musicais contribuem para o desenvolvimento das habilidades auditivas, de fala e linguagem de crianças e adolescentes usuários de IC.

Descritores:
Música; Musicoterapia; Implante Coclear; Percepção; Surdez

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