Acessibilidade / Reportar erro

Percepção de idosos cantores sobre a promoção da saúde da voz

RESUMO

Objetivo:

verificar a percepção dos idosos participantes de um grupo de canto acerca da promoção da saúde da voz.

Métodos:

estudo de cunho qualitativo articulado com o Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire, que consiste em três momentos dialéticos: investigação temática, codificação e descodificação, e desvelamento crítico.

Resultados:

estas etapas foram desenvolvidas em quatro Círculos de Cultura com a participação de seis idosos. A investigação revelou três temáticas: (a) Expressão e sentimento, (b) Potencialidades e dificuldades, e (c) Cuidados com a voz. Os Círculos trouxeram expressões de ideias e práticas que realizavam quanto ao cuidado da voz. Pôde ser observada a sensação de pertencimento que o grupo proporciona especialmente nas questões emocionais. Os idosos se empoderaram ao dialogar sobre suas crenças referentes ao cuidado da voz, dirimidas durante as reflexões suscitadas nos Círculos de Cultura, fornecendo subsídios para uma maior autonomia na vida pessoal.

Conclusão:

a dialogicidade entre os participantes possibilitou a compreensão do papel da voz, permeando aspectos relacionados à fisiologia, funcionalidade e emoção na percepção dos participantes.

Descritores:
Voz; Promoção da Saúde; Educação em Saúde; Fonoaudiologia; Envelhecimento

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br