Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados à prática do binge drinking entre estudantes da área da saúde

OBJETIVO:

identificar a prevalência do consumo de álcool e a de fatores associados ao binge drinking entre acadêmicos da saúde de uma instituição de ensino superior.

MÉTODOS:

trata-se de uma pesquisa transversal e analítica, cujo instrumento de coleta foibaseadono Alcohol Use Disorders Identification Test. A associação entre o binge drinking e demais variáveis foi investigada pela análise bivariada e Regressão Logística.

RESULTADOS:

a prevalência de uso de álcool foi de 135 estudantes (74,9%) e do binge drinking foi de 44 (15,3%). O binge drinking foi associado ao sexo masculino e ao tipo de religião. Quanto aos prejuízos para a vida acadêmica, o beber problemático esteve associado às faltas escolares, ao baixo desempenho em avaliações, ao envolvimento em brigas ou eventos fora da lei.

CONCLUSÃO:

houve alta prevalência de consumo de álcool e prejuízos relativos ao desempenho acadêmico estiveram associados ao binge drinking.

Alcoolismo; Estudantes de Ciências da Saúde; Bebedeira; População em Risco; Transtornos Relacionados ao Uso de Álcool


ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br