Acessibilidade / Reportar erro

Programa de preservação auditiva: como atuam os fonoaudiólogos da área da saúde do trabalhador

RESUMO

Objetivo:

caracterizar os fonoaudiólogos e as ações que desenvolvem na área da saúde do trabalhador com relação ao Programa de Preservação Auditiva (PPA).

Métodos:

estudo quantitativo, transversal, com 74 fonoaudiólogos de diversas regiões do Brasil que trabalham em Saúde do Trabalhador e Audiologia. Os participantes responderam a um questionário sobre seu perfil profissional, formação e atuação em relação aos componentes do PPA. Para a análise dos dados utilizou-se procedimentos estatísticos (teste Qui-Quadrado e o teste de diferença de proporções, ao nível de significância 0,05 - 5%) em relação às variáveis sexo, idade, função, tempo de formado e formação acadêmica em saúde e segurança do trabalho.

Resultados:

os fonoaudiólogos, a maioria mulheres, que relataram realizar o PPA, tinham idade superior a 30 anos; fizeram cursos de pós-graduação específica, mas ainda apresentavam dúvidas em relação à implantação do Programa; estavam em empresas com mais de 1000 funcionários, independentemente de seu regime de trabalho, realizando ações como: gerenciamento auditivo e orientação sobre utilização correta de protetores auriculares.

Conclusão:

há ainda um número elevado de fonoaudiólogos na área de Saúde do Trabalhador que não desenvolvem um programa de preservação auditiva na íntegra.

Descritores:
Fonoaudiologia; Trabalho; Planos e Programas de Saúde; Saúde do Trabalhador; Perda Auditiva Provocada por Ruído

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br