Acessibilidade / Reportar erro

Diagnóstico de ações de saúde: uma análise territorial sob a perspectiva do usuário

RESUMO

Objetivo:

descrever o desenvolvimento de ações comunitárias de saúde sob a ótica do usuário.

Métodos:

estudo descritivo realizado em um munícipio de pequeno porte no sul do Brasil em 2017, com 639 residentes, de ambos os sexos e alfabetizados. A amostra foi calculada de forma ponderada por bairros, ruas e faixa etária, e a coleta de dados realizada por 25 agentes comunitárias, distribuídas nas 6 Unidades Básicas de Saúde (UBS). O instrumento de pesquisa abrangeu questões concernentes a existência e conhecimento do usuário sobre atividades comunitárias de educação em saúde. Os dados foram analisados através do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 22,0.

Resultados:

76,3% identificam realização de ações comunitárias frequentes em relação à saúde; destas, 67,3% com atuação do enfermeiro e 70% dos agentes comunitários de saúde; acerca das ações, 63,6% afirmam que elas estimulam o sujeito a refletir sobre sua condição de saúde e doença, 62,5% sobre autocuidado, 66% medidas de proteção à saúde e 56,4% acreditam que essas ações influenciam a mudança de comportamento das pessoas.

Conclusão:

na perspectiva dos usuários, as atividades desenvolvidas atendem sua expectativa sobre ações comunitárias relacionadas à promoção da saúde; também demonstram ter conhecimento da realização destas ações desenvolvidas no município com abrangência significativa sobre a efetividade das ações para mudanças de hábitos. No entanto, os dados demonstram atividades centralizadas que necessitam de uma ressignificação da prática por meio de educação continuada sobre promoção da saúde.

Descritores:
Políticas Públicas; Promoção da Saúde; Atenção Primária à Saúde

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br