Acessibilidade / Reportar erro

Aprendizagem Baseada em Equipes na Fonoaudiologia: experiência na formação em Saúde Coletiva

RESUMO

Objetivo:

apresentar um relato de experiência sobre a utilização da Aprendizagem Baseada em Equipes enquanto metodologia ativa de ensino-aprendizagem em um curso de graduação em Fonoaudiologia.

Métodos:

estudantes matriculadas na disciplina de Saúde Coletiva II do curso de Graduação em Fonoaudiologia receberam material sobre o tema da aula de aleitamento materno por e-mail com antecedência e foram informadas sobre como a atividade da Aprendizagem Baseada em Equipes seria desenvolvida. Em aula, as estudantes inicialmente responderam a um questionário de maneira individual e o mesmo foi discutido posteriormente em equipes formadas de maneira aleatória pela professora. As respostas foram tabeladas para análise, para comparar os desempenhos individuais e em equipe.

Resultados:

25 estudantes do sexo feminino, de 18 a 25 anos, participaram da atividade e foram encontradas diferenças entre as respostas individuais e das equipes, pois as respostas das equipes foram mais correspondentes com o gabarito elaborado pela docente. A porcentagem de acertos individuais foi de 69,6%, já a porcentagem de acertos em equipe foi de 96%.

Conclusão:

o uso da Aprendizagem Baseada em Equipes mostrou-se viável do ponto de vista pedagógico, além de promover maior participação por parte das alunas e contribuir com o trabalho em equipe.

Descritores:
Fonoaudiologia; Educação; Aprendizagem

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br