Acessibilidade / Reportar erro

Risco nutricional e sinais e sintomas de alterações da deglutição em idosos hospitalizados

RESUMO

Objetivos:

relacionar risco nutricional e sinais e sintomas de alterações da deglutição referidas por idosos hospitalizados, assim como correlacionar o escore total da Mini avaliação Nutricional (MAN) e o total de sinais e sintomas.

Métodos:

estudo transversal com amostra de 28 indivíduos hospitalizados, selecionados por conveniência, média de 72,18 ± 5,92 anos de idade, sendo 15 (53,6%) do sexo masculino. O risco nutricional foi avaliado pelo escore total da MAN. Sinais e sintomas de alterações da deglutição foram investigados por meio de entrevista com 11 itens. Foram aplicados o teste de correlação de Spearman e o teste de Mann-Whitney. O intervalo de confiança foi de 95%.

Resultados:

metade da amostra referiu pelo menos um sinal ou sintoma de alteração da deglutição, sendo engasgo o mais frequente (32,1%). A mediana do escore total da MAN(19,75) indicou risco nutricional. Idosos que referiram engasgo apresentaram pior desempenho na MAN (p = 0,05). Não houve correlação entre escore total da MAN e o total de sinais e sintomas de alterações da deglutição.

Conclusão:

o risco nutricional foi maior em idosos hospitalizados com queixa de engasgo, mas não foi encontrada correlação entre o total de sinais e sintomas de alterações da deglutição e o escore total da MAN nessa população.

Descritores:
Transtornos de Deglutição; Deglutição; Idosos; Envelhecimento; Desnutrição; Hospital

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br