Acessibilidade / Reportar erro

Estimulação das habilidades auditivas em pré-escolares

RESUMO

Objetivo:

1) verificar os efeitos da intervenção de um programa de treinamento auditivo informal para estimulação das habilidades auditivas de localização sonora e de memória sequencial de sons verbais e não verbais, no ambiente escolar, em um grupo de pré-escolares; 2) investigar a influência das variáveis sexo e idade no resultado da avaliação simplificada do processamento auditivo (teste e reteste).

Métodos:

estudo prospectivo, analítico e intervencional, desenvolvido em uma Escola Municipal de Educação Infantil. Participaram 51 pré-escolares do sexo masculino e feminino, entre 4 e 6 anos. Para avaliar os efeitos da intervenção do programa de treinamento auditivo informal foram realizados os procedimentos, pré e pós-intervenção: meatoscopia, timpanometria e avaliação simplificada do processamento auditivo central. Foram aplicados os testes estatísticos propriados adotando-se o nível de significância menor que 0,05.

Resultados:

a comparação do desempenho dos pré-escolares no teste e reteste, evidenciou uma melhora significante em todas as habilidades auditivas avaliadas. Os pré-escolares apresentaram melhor desempenho na habilidade de localização sonora e pior desempenho para a memória sequencial de sons não verbais, em ambos teste e reteste.

Conclusão:

nesta população, o programa de treinamento auditivo informal se mostrou efetivo e a variável idade influenciou o resultado da avaliação simplificada do processamento auditivo.

Descritores:
Percepção Auditiva; Transtornos da Percepção Auditiva; Pré-Escolar; Estimulação Acústica

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br