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Habilidades auditivas e de comunicação oral de crianças e adolescentes deficientes auditivos e o processo de reabilitação fonoaudiológica

RESUMO

Objetivo:

analisar os comportamentos auditivos e de comunicação oral em um grupo de crianças e adolescentes usuários de implante coclear e estabelecer relações com fatores que interferem na reabilitação auditiva.

Métodos:

participaram deste estudo 13 crianças ou adolescentes com deficiência auditiva sensorioneural profunda bilateral. Foram aplicados procedimentos padronizados para verificar: o comportamento auditivo e de comunicação oral dos participantes e estabelecidas relações com a idade da criança no período do diagnóstico; o intervalo entre o diagnóstico e a intervenção, época de ativação do implante coclear; a idade auditiva e o período de reabilitação auditiva.

Resultados:

foram encontrados dados estatisticamente significantes ao correlacionar o intervalo entre o diagnóstico e a intervenção com os escores dos procedimentos de avaliação da comunicação oral.

Conclusão:

houve impacto significante no desenvolvimento da comunicação oral quando analisado o período transcorrido entre o diagnóstico e a intervenção, de tal forma que quanto mais rápida a intervenção, melhores os resultados. Foi evidente também que quanto mais precoce o início da utilização do implante coclear, maior idade auditiva e maior o período de reabilitação, melhores foram os escores nos procedimentos que avaliaram desenvolvimento auditivo e verbal.

Descritores:
Perda Auditiva; Implante Coclear; Linguagem; Percepção Auditiva

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