Acessibilidade / Reportar erro

Processamento auditivo central e afasia: uma revisão de escopo

RESUMO

Objetivo:

reportar as evidências científicas do impacto da afasia no Processamento Auditivo Central e mapear a contribuição do Treinamento Auditivo para a população afásica.

Métodos:

trata-se de uma revisão de escopo realizada nas bases de dados nacionais e internacionais: Scielo, Lilacs, Pubmed, Scopus, Cochrane Library e com uma busca adicional à literatura cinzenta no Google Scholar e Open Grey. Os critérios de inclusão abrangeram artigos que abordassem a interface do processamento auditivo central e afasia, excluindo-se as duplicações, artigos de revisão da literatura e resumos científicos.

Revisão de Literatura:

selecionaram-se 13 artigos que cumpriram os critérios de elegibilidade deste estudo. Dos artigos selecionados, sete apresentaram a avaliação do Processamento Auditivo Central, quatro apresentaram os exames eletrofisiológicos - como os exames de Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) e Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência (PEALL) - para avaliação da via auditiva e apenas um estudo analisou a intervenção dos indivíduos afásicos por meio do treinamento auditivo.

Conclusão:

as evidências científicas apontam importante alteração no Processamento Auditivo Central dos afásicos, apresentando prejuízos nas habilidades auditivas de figura-fundo, fechamento auditivo, resolução e ordenação temporal e integração binaural. Ainda, demonstra-se como relevante a avaliação do processamento, devido à contribuição do Treinamento Auditivo nas terapias fonoaudiológicas para um melhor prognóstico na reabilitação das afasias.

Descritores:
Percepção Auditiva; Vias Auditivas; Estimulação Acústica; Afasia

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br