Acessibilidade / Reportar erro

Proposta de questionário para a investigação das habilidades de comunicação social de crianças com desenvolvimento típico e com distúrbios de comunicação

RESUMO

Objetivo:

verificar a possibilidade de uso de um questionário simples, aplicado a interlocutores familiares da criança, para identificar as características funcionais de comunicação de crianças com diferentes manifestações do desenvolvimento da linguagem.

Métodos:

foram realizadas 95 entrevistas individualmente com os responsáveis de crianças posteriormente diagnosticadas com Distúrbio de Linguagem (DL), com Distúrbio de Produção da Fala (DPF), com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e com Desenvolvimento Típico (DT). Nas entrevistas foi aplicado o Questionário de Habilidades Comunicativas para caracterização do desempenho pragmático. Foram utilizados o teste t de Student e a Análise de Componentes Principais para análise estatística, considerando-se como significante p-valor<0,05.

Resultados:

as análises estatísticas evidenciam que o uso do questionário desenvolvido permitiu a diferenciação entre os grupos de crianças com diagnósticos de Transtorno do Espectro do Autismo e Distúrbio de Linguagem e o grupo de crianças com diagnóstico de Distúrbios de Produção da Fala e com desenvolvimento típico.

Conclusão:

o questionário proposto mostrou-se capaz de diferenciar e caracterizar, do ponto de vista pragmático, as crianças com diferentes manifestações do desenvolvimento de comunicação, evidenciando o comprometimento das habilidades pragmáticas de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo e com Distúrbios de Linguagem.

Descritores:
Fonoaudiologia; Linguagem; Crianças; Comunicação Social

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br