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Relação entre vocabulário receptivo e expressivo em crianças com transtorno específico do desenvolvimento da fala e da linguagem

OBJETIVO:

comparar os índices de vocabulário receptivo e expressivo de crianças com Transtorno Específico do Desenvolvimento da Fala e da Linguagem.

MÉTODOS:

trata-se de estudo transversal, com amostra constituída por 21 crianças com Transtorno Específico do Desenvolvimento da Fala e da Linguagem, avaliadas em clínica-escola de Fonoaudiologia, sendo 9 crianças do gênero feminino e 12 crianças do gênero masculino, com idades entre 3 e 11 anos. Para este estudo foi utilizada a Prova de Vocabulário do Teste ABFW e o Teste de Vocabulário por Imagem Peabody - TVIP.

RESULTADOS:

80,95% das crianças apresentaram desempenho adequado na avaliação do vocabulário expressivo, enquanto 52,4% apresentaram desempenho compatível com a faixa etária na avaliação do vocabulário receptivo. Não houve significância estatística.

CONCLUSÃO:

as crianças apresentaram melhor desempenho em avaliação do vocabulário expressivo em relação ao vocabulário receptivo. Esses dados comprovam a necessidade de um olhar atento e investigativo do fonoaudiólogo para os aspectos tanto de produção quanto de compreensão da linguagem.

Vocabulário; Linguagem Infantil; Criança; Semântica; Fonoaudiologia


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