Acessibilidade / Reportar erro

Estudo comparativo sobre a aquisição fonológica e o desempenho em consciência fonológica entre crianças expostas a ambiente familiar bilíngue e crianças expostas a ambiente familiar monolíngue

RESUMO

Objetivo:

verificar e comparar a aquisição fonológica e o desempenho em tarefas de consciência fonológica entre crianças expostas a ambiente familiar bilíngue (Português Brasileiro e Alemão) e crianças expostas a ambiente familiar monolíngue (Português Brasileiro).

Métodos:

amostra composta de 32 crianças de ambos os sexos, na faixa etária dos 5 anos, divididas no grupo bilíngue (13 crianças), que conviviam diariamente com pessoas que falavam constantemente a língua alemã e a língua portuguesa, e no grupo monolíngue (19 crianças) que conviviam diariamente com pessoas que falavam apenas a língua portuguesa. A avaliação da aquisição fonológica e a avaliação das habilidades de consciência fonológica foram realizadas com protocolos padronizados para o português brasileiro e analisados estatisticamente utilizando os testes: Exato de Fisher e Teste Mann-Whitney considerando-se p<0,05.

Resultados:

observou-se maior número de sujeitos com aquisição fonológica atípica no grupo bilíngue e piores resultados na avaliação das habilidades de consciência fonológica observados nessas crianças, não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos estudados. Os processos fonológicos foram semelhantes nos dois grupos.

Conclusão:

os processos fonológicos foram semelhantes. Nas tarefas de consciência fonológica, as crianças do grupo familiar monolíngue alcançaram melhores resultados.

Descritores:
Multilinguíssimo; Criança; Desenvolvimento Infantil; Fala; Linguagem

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br