Acessibilidade / Reportar erro

Aspectos essenciais na construção de instrumentos de coleta de dados em pesquisas primárias de saúde

RESUMO

Objetivo:

verificar a literatura sobre a construção de formulários de pesquisas em saúde e descrever os conceitos e preceitos mais relevantes do tema.

Métodos:

revisão integrativa da literatura realizada nas bases Pubmed e Scielo com as palavras-chave: survey, constructing, questionnaire, formulary, development e design em diversas combinações, incluindo artigos em qualquer língua e publicados nos últimos dez anos. A pesquisa retornou 1480 artigos e após leitura e análise crítica dos resumos de acordo com o objetivo, 16 estudos foram selecionados para leitura na íntegra. Foi realizada a análise das informações dos aspectos mais relevantes para o objetivo do estudo e a sua recorrência nas pesquisas selecionadas.

Resultados:

dentre os 16 artigos foram encontradas três categorias baseadas na recorrência dos temas: estrutura, validação e amostragem.

Conclusão:

a clareza na formulação das perguntas foi o aspecto mais valorizado em relação à estrutura do instrumento, enquanto que para a validação, é fundamental realizar o teste-piloto; e ainda, a forma de administração e a adaptação do questionário deve ser considerada para a população à qual se aplica.

Descritores:
Inquéritos Epidemiológicos; Inquéritos e Questionários; Metodologia; Revisão

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br