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Habilidades orais e desempenho na mamada de recém-nascidos prematuros internados em unidade neonatal

RESUMO

Objetivo:

comparar as habilidades orais e o desempenho funcional na mamada no momento da avaliação fonoaudiológica e na ocasião da retirada de sonda em prematuros internados em Unidade Neonatal.

Métodos:

estudo observacional transversal, realizado com prematuros sem patologias graves, internados em Unidade Neonatal de hospital do Sistema Único de Saúde, no período de maio a agosto de 2022. Foram coletados dados no prontuário e realizada avaliação da prontidão para via oral, do desempenho na mamada e do nível de habilidade oral do prematuro no momento da avaliação e na retirada de sonda. Foi utilizado o teste de Wilcoxon para comparar essas medidas nos dois momentos, considerando nível de significância de 5%.

Resultados:

participaram do estudo 126 prematuros com peso e idade gestacional médios de 1.937,2 g e 33,1 semanas, respectivamente. Houve melhora no escore de desempenho da mamada entre os dois momentos (de 6,5 para 8,2) e no nível de habilidade oral, com mais prematuros no nível IV, o mais maduro, com relação estatisticamente significante (p<0,001).

Conclusão:

houve melhora no desempenho da mamada e nível de habilidade oral ao comparar os momentos da avaliação fonoaudiológica e retirada de sonda em prematuros internados, indicando evolução nas habilidades no decorrer desse processo.

Descritores:
Recém-Nascido Prematuro; Fonoaudiologia; Comportamento Alimentar; Aleitamento Materno

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