Acessibilidade / Reportar erro

Satisfação do usuário surdo com o atendimento à saúde

RESUMO

Objetivo:

investigar a satisfação de surdos em relação aos Serviços de Saúde, caracterizar a amostra quanto aos aspectos sóciodemográficos, sócioeconômicos e auto declaração da surdez e verificar se há associação entre satisfação com o atendimento, comunicação, profissional, e autodeclaração da surdez.

Métodos:

estudo observacional transversal realizado com questionário semiestruturado, em 74 adultos surdos. Foi realizada análise descritiva da caracterização da amostra e do atendimento e análise de associação entre satisfação, profissional, autodeclaração, serviço utilizado e escolaridade, por meio do Qui-quadrado. O nível de significância adotado foi de 5%.

Resultados:

a amostra foi composta, prioritariamente, por mulheres (66,2%) entre 18 e 28 anos (46,5%), de classe D (51,3%), com ensino médio (56,76%), auxiliares de escritório ou “digitadoras” (90%). 63,5%, se autodeclara “surdo”, 51,3% é bilíngue e 54,4% não está satisfeito com o atendimento médico. Houve diferença estatisticamente significante entre a satisfação e o atendimento dos diversos profissionais (p< 0,05).

Conclusão:

a maioria da população não se mostrou satisfeita com o atendimento médico, embora este tenha sido o mais procurado. A modalidade de comunicação utilizada pelos profissionais e a presença de intérprete não foram efetivas. É necessária a implementação de estratégias para garantir a acessibilidade e integralidade à saúde dessa população.

Descritores:
Satisfação do Paciente; Acesso aos Serviços de Saúde; Barreiras de Comunicação; Fonoaudiologia

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br