Acessibilidade / Reportar erro

Fotobiomodulação em fonoaudiologia: o perfil da prática profissional e o nível de informação dos fonoaudiólogos brasileiros

RESUMO

Objetivo:

conhecer o perfil dos fonoaudiólogos brasileiros e o seu nível de informação quanto ao uso da Fotobiomodulação com o Laser de Baixa Potência (LBP).

Métodos:

estudo observacional, transversal e quantitativo, realizado por meio de um questionário virtual autoaplicado, composto por questões relacionadas à formação, atuação profissional e conhecimentos sobre fotobiomodulação com LBP. Participaram 261 fonoaudiólogos, de ambos os sexos. Os dados foram analisados utilizando estatística descritiva e inferencial.

Resultados:

os fonoaudiólogos possuíam, predominantemente, 10 a 20 anos de formação, especialização concluída como maior titulação e atuavam principalmente nas áreas de Motricidade Orofacial, Disfagia, Voz, Linguagem e Audiologia. A ampla maioria conhece a fotobiomodulação e a sua aplicação na Fonoaudiologia, bem como concorda com a utilização do LBP como recurso terapêutico. Ainda assim, a maioria não utiliza o recurso na prática clínica, mas os que utilizam relatam melhor adesão do paciente. Verificou-se significância estatística para a associação do uso do laser ao acesso à resolução de nº 541 do Conselho Federal de Fonoaudiologia, ao tempo de profissão, à principal especialização e à capacitação exigida. Conclusão:os fonoaudiólogos participantes do estudo demonstraram apresentar informações sobre a fotobiomodulação com LBP e suas aplicabilidades, entretanto, o recurso ainda não é utilizado pela maioria dos profissionais.

Descritores:
Fonoaudiologia; Fonoterapia; Lasers; Terapia a Laser; Terapia com Luz de Baixa Intensidade

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br