Acessibilidade / Reportar erro

Habilidades iniciais de leitura e escrita na educação infantil: amostra de desempenho no Nordeste do Brasil para obtenção de referenciais específicos por região

RESUMO

Objetivo:

derivar dados normativos preliminares de uma amostra da região Nordeste do Brasil para as habilidades iniciais de leitura e escrita em crianças de 5 anos. Também investigar o efeito do tipo de escola (publica x particular), do momento da avaliação (início x final do ano letivo) e se existem diferenças de desempenho significantes em relação às crianças do Sudeste.

Métodos:

avaliou-se 389 crianças de 5 anos de idade de 17 escolas privadas e 12 públicas no início e no final do ano letivo utilizando o Teste de Leitura e Escrita. Cada criança foi avaliada individualmente em dois momentos. Foram aplicados os testes estatísticos pertinentes adotando-se o nível de significância menor que 0,05.

Resultados:

o progresso no desempenho das crianças das escolas particulares foi mais pronunciado que o de seus pares das escolas públicas, acentuando a diferença de aprendizagem existente. A comparação com dados normativos da amostra do Sudeste mostrou que as escolas públicas do Nordeste obtiveram melhores resultados em todas as comparações. As escolas particulares do Sudeste tiveram maior desempenho que as do Nordeste na comparação com desempenho no início de ano, mas não na comparação com desempenho no final do ano.

Conclusão:

as diferenças de desempenho identificadas nas amostras sugerem a necessidade de se dispor de referenciais específicos por região geográfica e por tipo de escola (pública ou privada). Os dados aqui disponibilizados são preliminares e poderão ser ampliados em estudos futuros.

Descritores:
Leitura; Escrita Manual; Alfabetização; Educação Infantil

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br