Acessibilidade / Reportar erro

Efeito da idade e da taxa de modulação no reconhecimento da fala intermitente

RESUMO

Objetivo:

investigar o reconhecimento auditivo da fala intermitente em função de diferentes taxas de modulação e em função da idade.

Métodos:

participaram do estudo vinte jovens, vinte adultos de meia idade, e dezesseis idosos, todos com limiares auditivos iguais ou menores que 25 dB NA até a frequência de 4000 Hz. Os participantes foram submetidos a testes de reconhecimento da fala intermitente apresentada em três condições de modulação: 4 Hz, 10 Hz e 64 Hz. Percentuais de acerto foram comparados entre grupos etários e taxas de modulação. Para a investigação do efeito da taxa de modulação foi realizada ANOVA e testes Post Hoc, enquanto para a investigação do efeito da idade, utilizou-se o modelo de regressão linear misto (p<0,001).

Resultados:

sobre o efeito da idade, os dados mostram diferença significante entre jovens e idosos, e entre adultos de meia idade e idosos. Sobre o efeito da taxa de modulação, os índices de acerto da taxa mais lenta (4Hz) foram significantemente menores nos três grupos etários.

Conclusão:

foi verificado um efeito da idade no reconhecimento da fala intermitente: idosos apresentaram maior dificuldade. Percebeu-se também um efeito de taxa de modulação nos três grupos etários: quanto maior a taxa, melhor o desempenho.

Descritores:
Audição; Idoso; Teste de Discriminação de Fala; Percepção da Fala; Fala

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br