Acessibilidade / Reportar erro

Pesquisas científicas sobre zumbido no Brasil: Um compilado observacional

RESUMO

Objetivo:

identificar o perfil das pesquisas sobre zumbido realizadas no Brasil e os principais procedimentos adotados pelos profissionais da área em território nacional.

Métodos:

estudo de caráter observacional, descritivo e transversal, em que foi feita uma busca ativa em plataformas digitais para identificar pesquisadores no Brasil que têm o zumbido como foco de estudo. Após a identificação dos grupos de estudo sobre zumbido, foi enviado aos pesquisadores um formulário online composto por 21 questões, com o intuito de conhecer os trabalhos em desenvolvimento. As respostas coletadas foram extraídas e tabuladas no Microsoft Excel professional plus 2019 por meio das medidas de frequência absoluta e relativa da amostra final.

Resultados:

foram identificados 117 pesquisadores, destes, 21 participaram do estudo, sendo (90,5%) do sexo feminino, especificamente de universidades públicas (81%) da região Sudeste do Brasil (47,7%). Esses profissionais desenvolvem pesquisas clínicas (76,1%), com foco em terapias e/ou tratamentos (38,1%) e utilizam a terapia sonora (52,38%) como recurso tecnológico principal de seus estudos.

Conclusão:

o perfil das pesquisas é do tipo clínico, com foco principal em terapias e/ou tratamentos para o zumbido. Quanto aos procedimentos, há o predomínio de aplicação da Escala Visual Analógica- EVA e do Tinnitus Handicap Inventory-THI como protocolos de avaliação e a terapia sonora como recurso tecnológico principal de seus estudos.

Descritores:
Zumbido; Pesquisa; Audiologia; Pesquisa Interdisciplinar; Saúde; Ciência

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br