Acessibilidade / Reportar erro

Análise dos principais critérios utilizados em assinaturas e rubricas na perícia grafotécnica

RESUMO

Objetivo:

analisar os critérios mais utilizados pelos peritos na elaboração do laudo pericial grafotécnico.

Métodos:

o método utilizado foi descritivo, quantitativo, inferencial e transversal, com análise estatística dos resultados obtidos em formulário aplicado aos peritos. Foram realizados cálculos estatísticos a partir da linguagem R versão 4.0.1, com significância estatística fixada em 5%.

Resultados:

a análise da frequência absoluta indicou uma maior ocorrência de uso dos critérios ataques, remates e andamento gráfico, com frequência relativa acima de 70%. Uma avaliação detalhada por meio da análise univariada mostrou que esses critérios não possuem relevância para o acerto durante a conclusão do laudo pericial apontando que a morfologia é um critério relevante para inferir se uma avaliação está correta. Os dados mostram também que os critérios ataques, inclinação, dinamismo e evolução, ao serem observados no que tange a modelagem multivariada, não foram considerados significantes, indicando que a subjetividade precisa ser observada para acerto do avaliador.

Conclusão:

os critérios de análise grafotécnica mais informados em relação ao acerto dos avaliadores não apresentaram relevância estatística pelos peritos para elaboração do laudo pericial.

Descritores:
Prova Pericial; Escrita Manual; Fonoaudiologia

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br