Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação audiológica e emissões otoacústicas em pacientes com câncer de cabeça e pescoço

RESUMO

Objetivo:

descrever os achados audiológicos e das emissões otoacústicas em pacientes com câncer de cabeça e pescoço e compará-los com indivíduos sem a doença.

Métodos:

estudo observacional transversal comparativo realizado em dois grupos: Estudo: indivíduos com histórico de câncer de cabeça e pescoço submetidos à quimioterapia e/ou radioterapia; Controle: indivíduos sem a doença. A amostra foi composta por 23 indivíduos em cada grupo, pareados considerando idade e gênero. Procedimentos: meatoscopia; audiometria tonal liminar e de altas frequências; logoaudiometria e emissões otoacústicas evocadas transientes, comparados entre os grupos. Testes estatísticos: Qui-quadrado de Pearson; exato de Fisher; igualdade de duas proporções; Wilcoxon; Mann-Whitney e t de Student.

Resultados:

a comparação entre os grupos revelou diferença estatisticamente significante nas frequências de 3, 6, 8, 10 e 12,5kHz na audiometria tonal liminar, com melhores limiares auditivos tonais no grupo controle. Não foram observadas diferenças significantes entre os grupos nas emissões otoacústicas, quanto a resposta geral e banda de frequência.

Conclusão:

indivíduos com histórico de câncer de cabeça e pescoço apresentam limiares auditivos tonais mais elevados do que seus controles, sobretudo nas frequências altas, evidenciando o efeito deletério da ototoxicidade no sistema auditivo periférico de adultos. As emissões otoacústicas mostraram-se semelhantes nos dois grupos.

Descritores:
Audição; Neoplasias de Cabeça e Pescoço; Quimioterapia; Radioterapia; Testes Auditivos

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br