Acessibilidade / Reportar erro

Percepção do sabor em usuários de prótese dentária total

RESUMO

Objetivo:

avaliar o reconhecimento dos sabores salgado, doce e cítrico em usuários de prótese dentária total.

Métodos:

foram incluídos indivíduos desdentados (grupo experimental) usuários de prótese total removível bimaxilar confeccionada em resina acrílica, com tempo mínimo de uso de três meses e máximo de cinco anos, em bom estado de conservação e com adequada relação maxilo-mandibular. Como grupo controle, a mesma avaliação foi realizada em 26 indivíduos dentados. Os voluntários não tinham dificuldade na ingestão de nenhum tipo de alimento. Os sabores salgado, doce e cítrico foram testados com fitas de papel filtro embebidas nas soluções e colocadas na parte dorsal da língua. As avaliações foram realizadas em duplicata e em ordem ao acaso.

Resultados:

a taxa percentual de erros foi igual entre os grupos controle (9,6±13,5%) e experimental (10,5±15,5%) (p=0,80). Não houve diferenças na frequência de percepção correta dos sabores entre indivíduos usuários de prótese e indivíduos dentados.

Conclusão:

usuários de prótese total removível bimaxilar confeccionada em resina acrílica têm a mesma percepção dos sabores salgado, doce e cítrico que indivíduos dentados.

Descritores:
Prótese Periodontal; Sabor da Água; Deglutição; Distúrbios do Paladar; Papilas Gustativas

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br