Acessibilidade / Reportar erro

A repercussão do relaxamento do músculo mentual na respiração oronasal

RESUMO

Objetivo:

investigar a existência de modificações dos padrões eletromiográficos dos músculos mentual e orbicular inferior da boca em respiradores oronasais submetidas à massoterapia no músculo mentual.

Métodos:

experimento cego placebo controlado, com amostra de 19 respiradores oronasais, 1 homem e 18 mulheres, com média de idade (desvio-padrão) de 22,3 (2,63) anos, aleatoriamente dividida nos grupos controle e experimental, respectivamente com 7 e 12 voluntários. Apenas no grupo experimental foi aplicada mioterapia por meio de massagens, por três meses e em ambos os grupos foram coletados dados eletromiográficos no início e no final do tempo de tratamento nas condições de repouso e deglutição de água. A análise de variância foi aplicada para testar a existência de diferenças entre as médias e foi adotado o nível de significância de 5%.

Resultados:

a análise de variância revelou indícios de interação entre os efeitos de grupo e fase quando analisados os valores de Root Mean Square (RMS), tanto do músculo orbicular inferior como do músculo mentual. Como esperado, não foram encontrados indícios de diferenças significantes entre as médias das fases no grupo controle, entretanto, foram encontrados indícios de diferença significante no grupo experimental havendo redução das médias de RMS em ambos os músculos. O orbicular inferior, que na fase pré apresentava média (desvio padrão) de 202,10 (161,47) µV, apresentou valores de 131,49 (159,18) µV na fase pós, enquanto que o músculo mentual apresentou, respectivamente, nas fases pré e pós, média (desvio padrão) de 199,31 (279,77) µV e 114,58 (253,56) µV.

Conclusão:

tendo em vista a não detecção de efeito no grupo controle, atribui-se à massoterapia no músculo mentual a redução das médias de Root Mean Square dos músculos mentual e orbicular inferior da boca em respiradores oronasais.

Descritores:
Respiração Bucal; Massagem; Eletromiografia; Terapia Miofuncional; Queixo

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br