Acessibilidade / Reportar erro

Percepção do handicap auditivo e alterações auditivas em indivíduos com doença de Parkinson

RESUMO

Objetivo:

investigar a relação entre a percepção da dificuldade auditiva autorreferida e o handicap com as alterações audiológicas periféricas e centrais em indivíduos com doença de Parkinson.

Métodos:

foram avaliados indivíduos com doença de Parkinson, acompanhados em um Ambulatório de referência para tratamento de doenças de transtornos do movimento, entre abril e agosto de 2015. Todos realizaram avaliação audiológica básica e testes de processamento auditivo. A avaliação do handicap auditivo foi realizada com o questionário Hearing Handicap Inventory for the Elderly. Para a análise da relação entre a percepção do handicap auditivo e as variáveis audiológicas, clínicas e demográficas, os indivíduos foram considerados com ou sem percepção, de acordo com a pontuação obtida.

Resultados:

participaram do estudo 33 indivíduos, a maioria do sexo masculino, com idade média de 63,7 anos. Verificou-se elevada frequência (n=31) de alterações audiológicas periféricas ou centrais na população estudada. Porém, apenas 14 referiram alguma dificuldade para ouvir. Destes, oito não apresentaram percepção do handicap auditivo, dois tiveram percepção leve-moderada e quatro revelaram percepção significante.

Conclusão:

a percepção de dificuldades auditivas e do handicap não se relaciona com alterações audiológicas em indivíduos com doença de Parkinson.

Descritores:
Doença de Parkinson; Perda auditiva; Envelhecimento; Questionários; Percepção Auditiva

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br