Acessibilidade / Reportar erro

Fonologia, processamento auditivo e educação infantil: influências ambientais em crianças de 4 anos a 5 anos e 11 meses

OBJETIVO:

descrever e analisar o perfil fonológico de crianças na faixa etária de 4 anos a 5 anos e 11 meses frequentadoras de instituições de ensino infantil do município de Belo Horizonte, comparar o desenvolvimento fonológico das crianças do ensino público e privado e verificar a relação entre o desenvolvimento de linguagem e os recursos dos ambientes familiar e da escola.

MÉTODOS:

o estudo avaliou o desenvolvimento fonológico e o processamento auditivo de 96 crianças na faixa etária entre 4 e 5 anos e 11 meses pertencentes a três instituições de ensino infantil e também foi avaliado o ambiente escolar.

RESULTADOS:

os processos mais frequentes foram simplificação de liquida, simplificação de encontro consonantal e simplificação de consoante final. Na avaliação do processamento auditivo a maioria das crianças obteve resultado adequado. Foi observado que crianças que recebem menor estimulação familiar e frequentadoras de instituições públicas demonstraram chances maiores de apresentarem alteração fonológica.

CONCLUSÃO:

os resultados do estudo mostram a importância de uma boa estimulação do ambiente no qual a criança está inserida. Deste modo é de grande relevância que mais estudos sejam realizados e que verifiquem a influência do ambiente familiar e da escola na aquisição da linguagem infantil.

Ambiente; Família; Linguagem; Fonoaudiologia; Desenvolvimento Infantil


ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br